29/03/2024

MELHORIAS

Seosp finaliza reforma de berçário da Creche para atender a crianças que estudam em tempo integral, em Ariquemes

24 de fevereiro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Reforma-Creche-Moranguinho-Ariquemes_24.02.23-Foto-Prefeitura-do-município

A creche fica localizada na rua Travessa Aquariquara, 3683, Bairro Setor Institucional

Os alunos matriculados na creche Moranguinho, no município de Ariquemes, iniciaram o ano letivo de 2023 em um ambiente mais adequado e aconchegante. O espaço do berçário da instituição de ensino passou recentemente por uma reforma. A execução do projeto beneficia crianças de 0 a 3 anos, de 67 bairros de Ariquemes que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE de 2021, possui 111 mil habitantes, sendo a terceira cidade mais populosa do Estado de Rondônia.

O trabalho de engenharia e arquitetura da reforma da creche foi realizado por meio do termo de convênio-fomento 133/PGE/2021, de emenda parlamentar do Deputado Ismael Crispin, orçada em cerca de R$ 95.082,10 (noventa e cinco mil, oitenta e dois reais e dez centavos), sendo a Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – Seosp, responsável pela fiscalização dos serviços executados.

COMUNIDADE BENEFICIADA

Diariamente a cheche recebe cerca de 264 alunos de 0 a 05

Foram reformadas salas de descanso e sala com TV, banheiro, área de lazer e lavanderia, além da estrutura do telhado. Esta foi mais uma ação do Governo de Rondônia, que tem como propósito gerar mudanças de cenários e transformação de vida da população.

Segundo o governador de Rondônia,“o trabalho realizado pela creche em Ariquemes é reconhecido pela população, por ver a dedicação com as crianças que estão na primeira infância. A reforma feita vai muito além da arquitetura. Beneficia de forma também afetiva à comunidade, pois os pais sabem que estão deixando seus filhos em um ambiente com uma estrutura adequada”, ressaltou.

Professora na Associação Comunitária da Creche Moranguinho há mais de 30 anos, Lurdes Rainha Siqueira, fala da alegria que é receber os alunos em local mais apropriado. “Esta reforma foi de grande importância, pois o prédio estava deteriorado, sem condições de acesso. Agora está tudo novo. É uma satisfação receber nossos alunos em nosso ambiente, totalmente reformado”, destacou a educadora.

Para Valinda Pinheiro Ferreira, mãe de um aluno de 2 anos, a reforma foi importante para a comunidade. “Como mãe, me sinto muito satisfeita com a creche e o berçário onde meu filho fica o dia todo. Deixo ele aqui todos os dias, e me sinto tranquila em saber que está em um ambiente seguro. Todo o benefício na parte de estrutura, influencia também no bem-estar de nossas crianças”, evidenciou.

SOBRE A CRECHE

A Associação Comunitária da Creche Moranguinho foi fundada em 30 de agosto de 1988, tendo com o objetivo de atender crianças ariquemenses, proporcionando um ambiente tranquilo e seguro aos seus alunos, além de amparo e acompanhamento psicossocial. A creche funciona em regime de turnos integral, matutino e vespertino, que hoje tem matriculados 264 alunos de 0 a 5 anos. Em mais de 30 anos de funcionamento; cerca de 10 mil alunos já estudaram no local.

Texto: Terezinha Félix
Fotos: Prefeitura de Ariquemes e Terezinha Félix

Convênios, Educação, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Sociedade