EDUCAÇÃO

Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é aberta na Escola Cora Coralina

22 de agosto de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O momento cívico contou com as participações dos estudantes da Escola Cora Coralina

A equipe pedagógica da Coordenação Regional de Educação de Ariquemes (CRE/Ariquemes) promoveu nesta quarta-feira (21) na Escola Estadual de Ensino Fundamental Cora Coralina, localizada em Ariquemes, o momento cívico para comemorar a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Diversas atividades culturais foram promovidas, e o evento acontece todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto. O objetivo da Semana Nacional é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.

O secretário de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), professor Suamy Vivecananda Lacerda de Abre, destaca o tema: “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”  na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019.

“A comemoração vem para reafirmar no contexto desse movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida se seus filhos. seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das Apaes”, asseverou o secretário.

Em 2017 foi sancionada a Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nos dias 21 a 28 de agosto.

A Federação Nacional das Apaes convoca todas as Apaes e entidades filiadas a realizem ações de incentivo em seus municípios e estados, convidando toda a sociedade a participarem dessa grande mobilização.

O tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (2019), “Família e Pessoa com Deficiência: Protagonistas na Implementação das Políticas Públicas” integrará novamente a programação, como elemento-chave na inspiração das ações desse evento de destaque na Rede Apae. Trata-se de um assunto que não se esgota em um determinado tempo, pois ainda não avançamos nas propostas e estratégias necessárias para a concretização das ideias centrais trazidas pela referida temática.

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Nilta Moreira Braga Nunes