Governo de Rondônia
Wednesday, 22 de September de 2021

SAÚDE

Seduc orienta professores durante campanha de cuidado com a voz

16 de abril de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com o curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário São Lucas (UniSL) realizou nesta segunda-feira (15) uma ação de entrega de Kits e orientação sobre os cuidados vocais aos professores da Escola Estadual de Ensino Médio Brasília Novo Tempo e do Colégio Tiradentes da Política Militar de Rondônia Unidade I. A escolha por essas escolas se deu por conta do cotidiano escolar que os professores vivenciam, desde participar da modalidade de ensino integral, como o caso da Escola Brasília Novo Tempo, e ainda trabalhar com a turma do “Terceirão”, como o Colégio Tiradentes.

Essa ação promovida pelos acadêmicos e professores da Instituição de Ensino Superior faz referência a 20° Campanha Nacional da Voz e ao Dia Mundial da Voz, comemorado em 16 de abril, cujo propósito é realizar atividades com enfoque na saúde vocal dos profissionais que usam a voz profissionalmente. E é nesse sentido que este Núcleo de Saúde Ocupacional busca desenvolver ações de diversas naturezas que prezem pelo bem estar e qualidade de vida dos servidores da Seduc.

Os fonoaudiólogos afirmam que o professor faz parte de uma das categorias profissionais que mais se comunicam oralmente durante o trabalho. Todos os dias, fala por várias horas para cerca de 30 pessoas, frequentemente em um ambiente com interferências externas, o que o leva a forçar cada vez mais a voz. Sem entender os sintomas, muitos levam essas situações até o limite, quando as cordas vocais estão feridas, o que interfere na rotina de trabalho, provocando até adoecimento e consequentemente afastamento as atividades laborativas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Aurimar Lima
Fotos: Núcleo de Saúde da Seduc
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe