Governo de Rondônia
19/03/2024

CAPACITAÇÃO

Seduc e Setur promovem formação on-line para professores que irão desenvolver o projeto “Redação Turismo”

16 de setembro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Superintendente do Turismo, Gilvan Junior, e o secretário da Educação, Suamy Vivecananda, durante abertura da formação

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a Superintendência de Estado do Turismo (Setur) realizou na manhã desta quinta-feira (16), no canal da Mediação Tecnológica, uma formação on-line voltada para os professores de História e Geografia de Rondônia e/ou Língua Portuguesa interessados em desenvolver o projeto “Redação Turismo” nas escolas da rede pública estadual de ensino. A turismóloga Márcia Dunice, da Setur, esteve a frente da palestra.

O secretário da Educação, Suamy Vivecananda, participou da abertura da formação e ressaltou, “temos maravilhosos pontos turísticos e diversas riquezas históricas que a nossa sociedade precisa conhecer. Rondônia tem muito a ofertar em todos os âmbitos. Retornamos às aulas presenciais recentemente e esse projeto chega na hora exata, ampliando a visão do estudante e dos professores”.

O superintendente da Setur, Gilvan Pereira Júnior, afirmou que o “Redação Turismo” vai impulsionar os estudantes a descobrir as belezas e potencialidades de Rondônia. “Esse projeto nasceu em 2019 em uma reunião. Hoje, por meio da união de forças e a disponibilização de recursos por parte da Seduc, estamos desenvolvendo, e trazendo para dentro das salas de aula. A ideia é que os alunos pesquisem, descubram, escrevam e divulguem os atrativos turísticos do Estado”.

PROJETO

O projeto vai levar estudantes a conhecerem pontos turísticos de Porto Velho por meio de um concurso de redação que será realizado em todo o Estado, nos dias 27 e 28 de setembro, no horário estabelecido por cada escola participante com o tema “Rondônia e suas Potencialidades Turísticas”. Os autores das melhores redações e os professores selecionados vão participar de uma excursão turística histórico-cultural na Capital nos dias 1º e 2 de dezembro de 2021. O regulamento completo do concurso está disponível na aba publicações da página da Seduc.

CRONOGRAMA

A formação terá continuidade nesta sexta-feira (17), das 9h às 12h, no canal da Mediação Tecnológica com os palestrantes João Heberty Reis (professor especialista) e Lourismar da Silva Barroso (professor mestre). Posteriormente, iniciam as orientações aos alunos, de acordo com o cronograma disponibilizado abaixo:

ETAPAS  PERÍODO
Inscrição dos professores – Google Forms, e Adesão ao Projeto 08 a 15/09
Formação on-line para os professores inscritos (Mediação Tecnológica) 16 e 17/09
Período para o aluno receber orientações dos professores 20 a 24/09
1ª Etapa: aplicação da Redação (escolas responsáveis) atendendo o Plano Operacional de Retorno às Aulas Presenciais 27/09 e 28/09
1ª Etapa: correção da redação pelas escolas 28/09 a 04/10
2ª Etapa: encaminhamento de uma redação por escola para as CREs 05/10
3ª Etapa: publicação dos nomes dos alunos pelas CREs e seleção 06 a 08/10
3ª Etapa: a CRE encaminhará as melhores redações para a Seduc/GEB/SEM dos 52 municípios 11/10
4ª Etapa: a comissão Seduc e Setur publicará a relação dos estudantes e professores selecionados – Resultado final 13/10
Premiação: excursão turística em Porto Velho 01 e 02/12

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Ananda Carvalho
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo