Governo de Rondônia
Tuesday, 19 de October de 2021

EDUCAÇÃO

Secretaria Estadual de Educação explica planejamento na Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa

26 de abril de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Sem deixar nenhum questionamento sem resposta, o secretário de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), professor Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, participou na tarde da ultima quarta-feira (24) na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE) de uma reunião extraordinária na Comissão de Educação e Cultura (CEC) e apresentou o planejamento da Seduc para 2019.

Secretário Suamy (E) apresentou um resumo do planejamento da Seduc para 2019

O secretário apresentou um resumo do planejamento da Seduc para o corrente ano e disse que está seguindo o previsto no PPA, visto que pode realizar flexibilizações ao orçamento previsto para 2019 e que está em torno dos R$ 976 milhões, deste total – segundo o secretário, R$ 287 milhões serão destinados para investimentos na melhoria da qualidade da educação nos estabelecimentos da rede estadual de educação de Rondônia.

Temas relevantes foram objetos de questionamentos dos parlamentares, como o projeto da mediação tecnológica no ensino médio e que vem atendendo as comunidades indígenas, quilombolas e regiões inóspitas de Rondônia.

A questão do funcionamento de salas de aula em contêineres foi objeto esclarecido por parte do secretário, que afirmou terem dois contratos encerrados e os dois em vigor e está sendo estudado a viabilidade de locação de um prédio para que se possa encerrar esses contratos.

O transporte escolar foi explanado pelo secretário que disse ter a Seduc 43 convênios firmados e nove contratos celebrados, perfazendo 52 municípios. O secretário falou das dificuldades em manter o transporte escolar na linhas e estradas vicinais pelas condições de trafegabilidade e outros problemas, destacando que o Governo do Estado criou a Lei do “Ir e Vir”, com o transporte compartilhado com os municípios e cujos recursos são repassados em quatro parcelas, por meio do termo de adesão.

Gestão democrática, construção de novas escolas e assuntos relacionados aos servidores foram debatidos, tendo – em todos os temas – o secretário apresentado o planejamento da Seduc.

Suamy esteve acompanhado da adjunta, professora Conceição Alves, além de técnicos da Seduc, na reunião que contou com as presenças dos deputados estaduais Lazinho da Fetagro (PT), presidente da Comissão, Alex Silva (PRB), Ismael Crispin (PSB), Jhony Paixão (PRB), Chiquinho da Emater (PSB) e Adelino Follador (DEM) além das presenças da presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintero), Lionilda Simão, e da presidente do Conselho Estadual de Educação, Francisca Batista.

Leia Mais:

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Marcos Figueira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe