Governo de Rondônia
19/04/2024

CORAÇÃO

Secretaria de Saúde realizará atividades no Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar

21 de agosto de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A Secretaria Estadual de Saúde, através do Núcleo de Educação Permanente do Pronto Socorro João Paulo II, irá promover o Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar. O evento terá como objetivo transmitir o conhecimento a população em geral sobre o suporte básico de atendimentos a situação de parada cardiorrespiratória, até a chegada do profissional médico.

A parada cardíaca é um evento súbito e imprevisível, pode acontecer a qualquer momento, com qualquer pessoa e em qualquer lugar. Grande parte das paradas ocorre fora do ambiente hospitalar, principalmente em residências, no jogo de futebol, podendo acontecer com familiares e amigos.

Cerca de 90% das vítimas de parada cardíaca morrem antes de chegar ao hospital, uma reanimação cardiopulmonar imediata pode dobrar, ou mesmo triplicar, as chances da vítima sobreviver.

Baseado nessa importância e necessidade foi criado o Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar, onde acontecem em várias cidades do país diversas ações.

ATIVIDADES

Em Porto Velho acontecerão dois eventos apoiados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) durante o sábado (23): às 10h no Porto Velho Shopping com a Liga Acadêmica de Cirurgia Trauma e Emergência de Rondônia e às 16h, evento realizado pelo Núcleo de Educação Permanente e a Gerência de Enfermagem do Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, no Espaço Alternativo, com a equipe de emergência do JPII.

Nos dois eventos, uma grande estrutura será montada com manequins próprios para treinamento. Médicos, acadêmicos de medicina e enfermeiros estarão presentes nos locais como instrutores.

Leia mais:

Oftalmologista alerta para cuidados com os olhos nessa época de queimadas em Rondônia

Governo de Rondônia realiza chamamento público para credenciar anestesiologia no SUS


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo