Governo de Rondônia
Monday, 27 de September de 2021

CORONAVÍRUS

Rondônia ultrapassa a marca de 1 milhão de rondonienses vacinados com a 1ª dose contra covid-19

02 de setembro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

SOS Vacinação em Colorado do Oeste

Rondônia ultrapassou a marca de 1 milhão de rondonienses vacinados com a primeira dose da vacina contra a covid-19. Desde o início da campanha de vacinação, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), realiza um trabalho contínuo para promover ações que contribuíssem para diminuição dos casos e disseminação do vírus.

A operação “SOS Vacinação” foi uma das principais ações que contribuíram para que o Estado chegasse ao número de 1.033,027, ou seja, 75% da população vacinável com a 1ª dose. A iniciativa que tem o intuito de reforçar a imunização de acordo com o público inserido nos grupos prioritários e ajudar os municípios que estão com dificuldades na aplicação do imunizante. Desta forma, contribuiu para a queda do número de casos de infecção e diminuição das internações e de pacientes com o coronavírus. 

Por meio da operação, já foram vacinadas 3.088 pessoas em Guajará-Mirim, 2.644 pessoas no município de Candeias; 815 em Porto Velho; 2.000 em Buritis, 2.032 em São Miguel do Guaporé; 1.384 em Costa Marques; 513 no distrito de São Domingos, 4.389 em Rolim de Moura e 2.473 em Colorado do Oeste.

“Fiquei muito feliz em poder me vacinar, pois assim dou mais segurança para minha família, principalmente, aos meus avós que são idosos”, conta Luiza Fernandes, de 25 anos, vacinada durante ‘SOS Vacinação’ em São Miguel do Guaporé.

A intensificação das campanhas de imunização, ‘SOS Vacinação’, drives-thrus e a celeridade na distribuição das doses aos municípios foram alguns dos fatores responsáveis para que o Rondônia atingisse essa marca.

Em relação a celeridade na distribuição de vacinas contra a covid-19 aos municípios, o Estado ocupa a 4ª colocação no ranking nacional brasileiro. As doses são armazenadas por menos de 24 horas na Central Estadual de Rede de Frio, em seguida são distribuídas para as Regionais de Saúde de: Ji Paraná, Cacoal, Vilhena, Ariquemes, Rolim de Moura, e Porto Velho, que distribui para as localidades adjacentes.

A Secretaria de Estado da Saúde também realizou os drives-thrus de testagem rápida. A iniciativa que faz parte da operação “Mapeia Rondônia” e tem como objetivo diagnosticar a doença e, consequentemente, evitar a proliferação do vírus, já realizou 25 edições de drives-thrus.

Intensificação das campanhas de vacinação tem sido fundamental para redução dos casos

Moradora do município de Colorado do Oeste, Tainá Ricardo Lopes, de 18 anos, recebeu a dose do imunizante em uma das ações do drive-thru. “Eu estava muito ansiosa para ser imunizada. Finalmente chegou a nossa vez e, agora é só aguardar a segunda dose”, disse.

“Atingimos a importante marca de 1 milhão de rondonienses vacinados com a 1ª dose, isso equivale a cerca de 75% do percentual de pessoas vacináveis, ou seja, pessoas acima de 12 anos. Entretanto, quanto a 2ª dose apenas 387 mil pessoas foram se vacinar, um percentual de 28%. É muito pouco e se deve a um fato inaceitável de que muitas pessoas não quererem ir tomar a segunda dose, porque não querem ou se esqueceram de comparecer. Todos nós precisamos estar imunes, especialmente contra a variante delta que tem feito muitas vítimas no Brasil e no mundo”, diz o secretário de saúde Fernando Máximo.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, ressalta que o número representa uma vitória para Rondônia. “O governo de Rondônia não tem medido esforços e por isso tem trabalhado intensamente para que toda a população rondoniense possa receber sua imunização completa o quanto antes para que tenha sua saúde protegida contra o coronavirus”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sarah Silva
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade


Compartilhe