Governo de Rondônia
29/03/2024

VIDA FINANCEIRA

Rondônia tem aumento de adesões ao programa ‘Aprender Valor’

12 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Objetivo do programa é levar educação financeira aos estudantes de ensino fundamental

Rondônia foi grande destaque no aumento de adesões das escolas ao programa Aprender Valor 2023, da entidade financeira que  protege a política monetária do País. Até 2022, foi registrado que 25 escolas participavam e em 2023, houve a adesão de 125 novas escolas; um crescimento de 500%. O objetivo do programa é levar educação financeira aos estudantes de ensino fundamental de escolas públicas brasileiras.

O programa é destinado a todas as etapas do ensino fundamental, do 1° ao 9° ano, sendo financiado com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos – FDD, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e desenvolvido em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora – CAEd/UFJF.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o aprendizado sobre educação financeira contribui para a o desenvolvimento de novas habilidades. “A participação no programa promove melhoria no desempenho escolar dos estudantes e ajuda a desenvolver habilidades e ensina os alunos medidas de planejar, poupar e usar o crédito com cautela”, afirmou.

CURRÍCULO ESCOLAR

A titular da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, Ana Lúcia Pacini  afirmou que, a inclusão de projetos que envolvem educação financeira no currículo escolar é destacado pelo Governo do Estado. “O resultado da abordagem à educação financeira na escola, desde o ensino infantil, é que crianças e adolescentes serão capazes de tomar decisões financeiras, muito mais acertadas, possibilitando realizar seus sonhos a curto, médio e longo prazo. É na escola que os estudantes aprendem a teoria, mas é dentro de casa que poderão vivenciar como a família lida com dinheiro, dívidas, consumo e investimentos”, explicou.

COMO PARTICIPAR?

Todos os estudantes de escolas públicas de ensino fundamental que tenham aderido ao programa, podem participar. O programa conta com: plataforma exclusiva, formação para professores e gestores escolares, projetos escolares, e avaliações de aprendizagem e de impacto.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Ananda Carvalho
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo