Governo de Rondônia
28/03/2024

UNIDOS PELA VIDA

Rondônia retribui apoio e recebe pacientes com covid-19 do Mato Grosso do Sul para tratamento no Hospital de Campanha

03 de junho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Paciente do Mato Grosso do Sul foi levada para tratamento no Hospital de Campanha de Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), iniciou na noite de quarta-feira (2) a “Operação Unidos pela Vida”, recebendo a primeira paciente da cidade de Bonito (MS), acometida pela covid-19. A paciente de 41 anos chegou às 19 horas em Porto Velho e, após receber alguns cuidados, foi encaminhada para o Hospital de Campanha de Rondônia (Hcamp).

O secretário da Saúde, Fernando Máximo, foi pessoalmente receber a paciente, e destaca que a “Operação Unidos pela Vida”, tem como objetivo retribuir a ajuda recebida de outros Estados durante a fase mais crítica da pandemia em Rondônia, inclusive do Mato Grosso do Sul, que ofereceu na época 18 vagas de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Ele ressaltou que a prioridade do atendimento na rede ainda é para pacientes de Rondônia, tendo em vista que apesar da queda na ocupação de leitos, o Estado ainda mantém níveis altos de novos casos e óbitos.

“Eu fiquei muito feliz, me emocionei, liguei para o governador Marcos Rocha, onde pediu para darmos todo apoio, claro que dentro das nossas condições e responsabilidades para não prejudicar nossos rondonienses caso precisem da vaga”, comentou o secretário da Sesau.

Paciente chegou intubada e com algumas comorbidades

Fernando Máximo disse ainda, que desde quando entraram em contato com ele, não pensou duas vezes para poder retribuir a assistência que eles tiveram com os pacientes de Rondônia. “Lembrar que nos momentos tristes que tivemos, quando estávamos com dificuldade de leitos de UTIs com nossos rondonienses, foram eles nos socorrendo. O Mato Grosso do Sul, de cara nos ofereceu 18 vagas. E hoje recebemos a primeira paciente de 41 anos, jovem, mas com comorbidades, em estado gravíssimo, mas nossa equipe de profissionais irá fazer o máximo para que ela volte curada à sua família, ao seu Estado”.

Durante coletiva de imprensa, o gestor da Saúde, concedeu entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (3), onde falou do estado de saúde da paciente. “Infelizmente é grave, chegou intubada. É uma paciente com algumas comorbidades, mas temos uma equipe de profissionais excelentes que vão fazer de tudo para salvar mais essa vida”.

A Sesau ofereceu para o Estado do Mato Grosso do Sul 18 vagas de UTIs, todas elas são no Hospital de Campanha de Rondônia (antigo Regina Pacis). Com a taxa de ocupação de leitos clínicos da rede estadual em 46% e de UTI em 72,3 %, nesta quarta-feira havia 77 leitos de UTI e 136 leitos clínicos exclusivos para tratamento de covid-19 vagos.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo