Governo de Rondônia
24/01/2025

PLANEJAMENTO

Reunião técnica vai formatar pauta final para a 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia

27 de julho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Conferência quer assegurar que setor de Saúde tenha metas asseguradas

Índices de mortalidade materna, mortalidade infantil, protocolos, indicadores de saúde, tempo de permanência do paciente, taxa de ocupação hospitalar, são alguns temas que serão debatidos nesta sexta-feira (28), na macro reunião para formatação da 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia, que acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de outubro deste ano.

Participam da reunião técnicos e diretores da Agência em Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), Hospital de Base Ary Pinheiro, Pronto Socorro João Paulo II, Hospital Infantil Cosme e Damião, Policlínica Oswaldo Cruz (POC), Cemetron, unidades de saúde do interior, representantes das regionais de Saúde e técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), informa a coordenação da pré-conferência.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, além de traçar metas para o setor em gestão para os próximos quatro anos, o governo de Rondônia trabalha para deixar um legado, um direcionamento, normativas de como o setor deverá ser administrado, uma forma de assegurar que os avanços, as melhorias, os indicadores positivos sejam mantidos e ampliados, independente de quem esteja à frente do governo.

De acordo com Arlete Baldez, da Agevisa, temas como a importância da cobertura vacinal contra o HPV, planejamento familiar e gravidez precoce, serão debatidos durante a reunião. Os técnicos entendem que se trata de assuntos atuais, que necessitam de um modelo conjunto de ações para ampliar o enfrentamento.

Na estratégia, explica Arlete Baldez, será proposto a junção de forças entre Saúde e Educação. Ela acredita ser necessário ir até as escolas. Mostrar a importância da vacina, falar sobre os riscos que as doenças podem trazer na vida adulta. Com isso, o Estado conseguirá mudar o conceito errado de que a cobertura vacinal prejudica os pré-adolescentes, como está sendo disseminado em páginas de redes sociais, relata Baldez.

Dados sobre a redução de casos de malária, pesquisas sobre vacina contra a dengue, controle e medidas contra a doença também devem ganhar um painel durante a conferência. De acordo com o secretário Williames Pimentel, temas ligados à saúde do trabalhador estão na pauta inicial.

Ele destaca ainda o olhar visionário do governo de Rondônia ao investir, como forma de prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida da população, em água tratada e saneamento básico. Cerca de R$ 120 milhões, através do BNDES devem ser injetados em Porto Velho no setor, informa o secretário.

Leia mais:

 Agência Estadual de Vigilância em Saúde intensifica prevenção às hepatites em Rondônia durante o Julho Amarelo

 Médica fala sobre cuidados com a saúde das crianças nesta época do ano e orienta pais a denunciar queimadas, em Rondônia

 Técnicos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz apontam avanços e indicadores positivos na saúde em Rondônia

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Educação, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo