Governo de Rondônia
19/04/2024

RETROSPECTIVA 2019

Resgate e promoção da cultura e lazer são destaques alcançados pelo governo de Rondônia em 2019

30 de dezembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O arraial Flor do Maracujá foi um dos espetáculos mais esperados e bem avaliados pelo público em 2019

 

A Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) trabalha intensamente para resgatar a cultura rondoniense e promover o esporte e o lazer, dando cumprimento às metas estipuladas pelo governo de Rondônia no início da nova gestão. É quase impossível não lembrar das festas típicas que marcaram 2019, como o Arraial Flor do Maracujá e a primeira edição da ExpoPorto, além de outros eventos que atraíram grande público.

Mas além disso, muitos outros destaques foram vistos como atletas que brilharam dentro e fora de Rondônia, programas que oportunizaram bolsas para crianças, jovens e adultos, e eventos que aproximaram as famílias e trouxeram o gostinho da cultura do Estado.

ESPORTE

 

As competições esportivas estiveram em alta em 2019

 

Quem pensa que Rondônia não possui estrelas no esporte, se engana. Em abril deste ano, 53 atletas rondonienses competiram em São Paulo no Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu, o que só foi possível graças ao incentivo do governo do Estado, que tornou o sonho dos atletas realidade.

Tivemos destaques também no judô, com atletas que brilharam no pódio. Além disso, a inclusão social no esporte este ano também foi destaque. A Sejucel não mediu esforços para apoiar o 1º Jogos Abertos da Comunidade Indígena de Rondônia, bem como o tênis de cadeira de rodas, o taekwondo, com o Projeto Pegasus de Taekwondo, a ginástica rítmica, o ciclismo, o basquete, entre outros.

BOLSA ATLETA

Os incentivos acontecem graças a programas do governo estadual, como o Bolsa Atleta, criado em 2016, que desde então continua beneficiando atletas com incentivo financeiro no esporte.

Com os investimentos, tivemos representatividade no Campeonato Brasileiro de Triathlon, no Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR), em Cacoal no mês de agosto, que contou com a participação de mais de dois mil atletas. Além dos Jogos da Juventude Universitária (Jojuro), competição que aconteceu pela primeira vez em Rondônia, com participação de mais de 500 atletas.

CULTURA E LAZER

Valores acessíveis praticados no arraial Flor do Maracujá agradaram o público e garantiu maior movimento

 

A cultura rondoniense foi destaque com a realização de grandes eventos. No início do ano foi possível ver a beleza e habilidades do artesanato, e até viajar no tempo e na história, com as exposições apresentadas pelo Museu da Memória Rondoniense, e conhecer os artistas plásticos, escultores e pintores, graças as obras expostas na Casa de Cultura Ivan Marrocos.

As grandes atrações foram vistas e apreciadas em eventos como o arraial Flor de Cactos, o Madeira Festival, que promove resgate da cultura e inclusão social, por meio da arte cênica. A 38ª edição do arraial Flor do Maracujá foi um dos eventos mais esperados, já que extinguiu a cobrança de preços abusivos, e ainda incentivou a participação dos grupos folclóricos.

 

ExpoPorto atendeu o clamor do público com exposições agropecuárias e rodeios

 

O Projeto Varanda Criativa que reuniu exposições de produtos oriundos do artesanato também foi inovador em 2019. A 9ª Feira da Cultura Pomerana, festa tradicional que acontece em Espigão do Oeste em homagem a cultura europeia, foi destaque naquela região. E a cultura do povo amazônico não ficou de fora, com o tradicional Festival de Nazaré, um dos maiores espetáculos culturais da região, marcado pela dança, culinária e o colorido das vestimentas. Por fim, o retorno da Exposição Agropecuária Festa Tecnológica de Porto Velho (ExpoPorto)  realizada no Parque dos Tanques marcou os portovelhenses. O evento contou com várias atrações, entre eles a escolha da rainha ExpoPorto e a tradicional cavalgada.

NOVIDADES EM 2019

Complexo esportivo foi reformado e entregue à comunidade no Ulisses Guimarães

 

2019 também foi o ano das criações. Tivemos novos programas implantados como o Programa de Lazer na Comunidade, Programa de Capacitação Profissional (Procap), criação dos Jogos dos Servidores (Josp), Escolinha de Artes Marciais no Ginásio Cláudio Coutinho, entrega do Complexo Desportivo do Ulisses Guimarães, o 1º Desafio Internacional de Kickboxing, obras no Teatro de Ariquemes e outras ações.

Para encerrar no ano com chave de ouro, neste mês foi assinada a ordem de serviço para a construção do Centro de Convenções Cidade Cultural e para a reforma do estádio Aluízio Ferreira.

Para 2020 mais eventos que valorizam a cultura, o esporte e o lazer são esperados.

 

Leia mais: 

Assinada ordem de serviço para construção do Centro de Convenções e reforma do estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho

 Governo de Rondônia anuncia antecipação da ExpoPorto de 2020 para o mês de agosto

 Pesquisa de satisfação é realizada pela primeira vez durante o Arraial Flor do Maracujá com alto índice de satisfação

 Público prestigia vencedores no último dia do Arraial Flor do Maracujá e aprova melhorias na edição 2019


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Anayr Celina
Fotos: Leandro Morais
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Esporte, Evento, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo