Governo de Rondônia
20/04/2024

DIA DO TRABALHADOR

Trabalhos manuais representam a história e engrandecem a cultura regional em Rondônia

30 de abril de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Artesãos de Rondônia transformam simples matérias primas e grandes ideias em verdadeiras obras de arte.

 

A riqueza cultural de Rondônia está presente nos mais diversos tipos de manifestações artísticas. O artesanato, assim como outros segmentos da cultura, representa a relação do Homem com sua história e tradição. Através das mãos dos nossos trabalhadores manuais, simples matérias primas, aliada à grandes ideias, se transformam em verdadeiras obras de arte, registrando o modo de ser e viver do nosso povo. 

Com cerca de 10 mil artesãos em Rondônia, a arte é revelada no barro, na madeira, nas fibras, palhas, no couro e tantos outros materiais. Neste primeiro de maio, quando é comemorado o Dia do Trabalhador, destacamos alguns exemplos de trabalhadores que utilizam o artesanato como fonte de renda e superação.

Maria do Socorro Ramos na produção do artesanato

O artesanato, além de ser constituído por diversas práticas e artes manuais, funciona também como ferramenta de reintegração e motivação para pessoas que deixaram de encontrar inspiração ao longo da vida, seja devido às perdas, mudanças, traumas sofridos ou até mesmo à idade.

Hoje, com um sorriso estampado em seu rosto, Maria do Socorro lembra os dias difíceis que passou em sua vida até se transformar em uma artesã. “Há 15 anos eu perdi meu pai e, logo após, meu irmão. Meu mundo veio abaixo. Mergulhei em uma depressão e pensei que seria meu fim. Um dia fui fazer uma visita ao meu cardiologista e ele me disse que teria que ocupar meu tempo e sair de casa para ter uma vida social como antes. Então busquei abrigo em um amigo, pois já não aguentava tanta solidão. E foi o seu Félix, artesão, quem me ajudou e me ensinou os primeiros passos do artesanato. Desde então esta arte tomou conta do meu ser. Posso dizer que o grande amor da minha vida é o artesanato”, lembrou.

Com criatividade de sobra e uma grande diversidade de referências, a produção artesanal rondoniense se mostra  cada vez mais interessante, pois traz referências da nossa história através das peças da Maria Fumaça produzidas na Feira do Sol ou, até mesmo, a miniatura do Forte Príncipe da Beira, feita em Ji-Paraná.

 

Maria de Nazaré Estevão mostra sua produção em tecidos

 

“Amo essa arte e não me vejo sem o artesanato. O artesanato faz parte da minha vida. No dia a dia ou estou vendendo ou estou produzindo. Isso ganha um reforço, pois meu marido também é artesão e lá em casa temos um mundo encantado em nossas conversas criativas. Aqui, na Feira do Sol, o mais bonito é o companheirismo que a gente tem com os colegas artesãos. Nós somos uma família. Aqui uma mão lava a outra. A ajuda vai desde a venda das peças do colegas até a ajuda na confecção de uma peça”, disse Maria de Nazaré Estevão, 57 anos e artesã desde os  13 anos.

ARTE E MEIO AMBIENTE 

Pneus descartados são retirados do meio ambiente e reaproveitados

 

A palavra lixo costuma ser usada de modo equivocado. A maior parte dos materiais que chamamos de lixo são resíduos que podem ser reutilizados ou reciclados. Criar peças artísticas a partir de materiais descartados é uma prática que já acontece em Rondônia há anos e vem contribuindo para o meio ambiente. Além disso, o segmento do artesanato pode oferecer oportunidade para geração de emprego e renda.

Garrafas pet, pneus, latas de alumínio e de aço, jornais, recipientes de vidro, coadores de papel, lacres de alumínio e embalagens de papelão, assim como inúmeros outros materiais, podem ser aplicados no artesanato e dar “vida” a novas peças. Como exemplo, pneus que acumulariam água e que poderiam servir para criadouro de mosquitos ou seriam descartados/queimados no meio ambiente. Nas mãos dos trabalhadores artesanais ganharam uma nova funcionalidade na forma de cadeiras e jarros para plantas.

Leia mais:

 Coordenação do Programa do Artesanato Brasileiro percorre municípios para realizar cadastramento e emissão da Carteira Nacional do Artesão

 Grupo de Autocuidado em Hanseníase participa de oficina de confecção e estratégia de mercado para artesanato sustentável

 Mulheres do campo são referências no desenvolvimento do agronegócio, piscicultura e artesanato de Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Leandro Morais
Fotos: Leandro Morais
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo