Governo de Rondônia
24/04/2024

EXTRACLASSE

Repleto de dicas e macetes, estudantes de Presidente Médici absorvem e elogiam conteúdo do aulão realizado em Ji-Paraná

20 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Estudantes tiveram aulas de Artes, Redação, Geografia e Química no auditório da escola Jovem Vilela

Durante o “aulão” preparatório para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado em Ji-Paraná, no sábado (18), um grupo de estudantes de Presidente Médici destacou que as dicas e macetes oferecidas foram ferramentas essenciais para resolução com maior agilidade das questões da prova nacional. Eles classificaram a aula intensiva como uma das mais bem elaboradas.

O terceiro aulão realizado em Ji-Paraná ocorreu no auditório da escola estadual Jovem Gonçalves Vilela e contou com 349 estudantes inscritos de escolas públicas da região. Foram aplicados conteúdos nas disciplinas de artes, redação, geografia e química por professores da rede estadual local.

“A aula estava programada para ocorrer no auditório da Coordenadoria Regional de Educação, mas devido ao crescimento de interessados transferimos o local para acomodar mais pessoas”, esclarece a coordenadora regional, professora Rosângela Marum, que programava a participação de 200 alunos.

O foco de Gustavo Ricarti, aluno da escola Carlos Drummond de Andrade, é cursar medicina na Universidade Federal da Grande Dourados, no Mato Grosso do Sul. Na avaliação dele, “o aluno só fixa o conteúdo se resolver os exercícios”.

“O aulão reforçou isso. Os professores ensinaram alternativas que facilitam a fixação”, disse o aluno de Presidente Médici. Ricarti conseguiu notas 745 e 780 nas provas do Enem de 2017 e 2018, respectivamente. “Fiz as provas para saber o que é cobrado e intensificar os estudos”, disse, o já experiente em prova do Enem.

A professora Socorro Lustosa explicou uma maneira prática de elaborar a redação e instruiu os estudantes a praticar exercícios gramaticais. “Ensinamos que ao tomar conhecimento do tema da redação no Enem o candidato à universidade elabore uma lista com cinco palavras chaves relacionadas ao tema. A partir dessas palavras discorram cinco períodos utilizando cada uma delas seguindo o roteiro redacional”, disse Lustosa, uma das dicas que foi considerada valiosa pelos estudantes.

Dicas de como preparar redação foram elogiadas pelos alunos

Serena Silva Gonçalves, da escola estadual Paulo Freire, está disposta a obter no mínimo 800 pontos no Enem, nota, segundo ela, suficiente para entrar na faculdade de Odontologia. “O aulão veio reforçar o que já aprendi na escola, mas as cinco palavras chaves foi a dica mais valiosa na aula de redação”, disse a estudante de Presidente Médici, ressaltando que “valeu a participação no aulão”.

Na avaliação da organizadora do aulão, a professora Norma Coelho, a aula intensiva correspondeu as expectativas e teve fatores surpreendentes: a receptividade calorosa e interação entre alunos e professores. “Foi muito gratificante apresentar um serviço que agradou a ambas as partes”, disse a organizadora, satisfeita com a realização da tarefa.
Candidato ao curso de medicina, o estudante Rodrigo Rodrigues da Silva fez um comparativo dos dois últimos aulões em que participou em Ji-Paraná. “Nessa última aula tive mais aproveitamento dos conteúdos devido a dinâmica e interação maior entre alunos e professores. Foram aulas divertidas com bastante conteúdo. Na outra tivemos muita teoria e capítulos desconhecidos. Gostei mais do formato da aula de sábado”, disse Rodrigo, do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Marechal Rondon, de Presidente Médici.

Os aulões preparatórios ocorrerão uma vez por mês até às vésperas das provas do Enem em cada região de Rondônia. Em Ji-Paraná, o primeiro reuniu 283 alunos, o segundo juntou 359 estudantes e foi o itinerante liderado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Leia mais:

 Ceeja Professor Antônio de Almeida oferece aulão em Língua Portuguesa

 Professores de Ji-Paraná elaboram dicas e macetes para aulão preparatório ao Exame Nacional do Ensino Médio


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cultura, Cursos, Distritos, Educação, Evento, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo