Governo de Rondônia
24/04/2024

SAÚDE

Referência na região do Guaporé, Hospital de São Francisco atendeu a mais de 30 mil pessoas de janeiro a maio

06 de junho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O Hospital Regional de São Francisco do Guaporé (HRSFG), a 640 quilômetros de Porto Velho, atende em média a 212 pacientes, por dia, oferecendo serviço de saúde à população do médio Guaporé (BR-429), parte da Zona da Mata e do Vale do Jamari.

Vista aérea do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Inaugurado em 2012, após o investimento do governo de Rondônia no montante de R$ 2,1 milhões na conclusão da obra e compra de equipamentos, o hospital oferece serviços de atendimento de emergência, consultas ortopédicas, pediatria, nutrição, saúde do adulto/idoso, ginecologia, serviço social, cirurgias de baixa e média complexidade, exames de raio-x, eletrocardiograma, ultrassonografia, partos normais e cesarianas, internações, transporte de pacientes a outras unidades conforme a necessidade de especialidade via regulação estadual, entre outros.

Segundo a diretora Maria José de Oliveira, de janeiro a maio deste ano foram realizados quase 19 mil atendimentos no pronto-socorro, mais de 12 mil consultas ambulatoriais e 918 internações. Ano passado foram contabilizadas 856 cirurgias e 18.165 consultas especializadas.

Entre as especialidades mais procuradas pelos pacientes, estão ortopedia, ginecologia e cirurgia-geral. Antes do Hospital Regional de São Francisco entrar em funcionamento, os moradores que necessitavam de atendimento precisavam se deslocar a outras regiões. “Hoje o HRSFG supre as necessidades prioritárias, diminuindo, desta forma, a transferência de pacientes a  unidades de outros municípios, proporcionando mais qualidade de vida aos habitantes. A população sente-se satisfeita com os atendimentos realizados aqui”, destacou Maria José.

Cerca de 150 profissionais atuam no hospital, que possui 29 leitos, centro cirúrgico, sala de parto, duas alas de internação, sendo a Ala 1 com oito leitos ginecológicos e cinco obstétricos; e a Ala 2 com 12 leitos de clínica médica e quatro de clínica cirúrgica. Além de duas incubadoras que foram adquiridas recentemente para garantir aos recém-nascidos as condições ideais quando tiverem dificuldades para se adaptar ao meio externo.

CIRURGIAS

De acordo com o relatório da unidade, neste ano foram realizadas 157 cirurgias cesarianas e 168 cirurgias eletivas, entre as cirurgias realizadas estão colecistectomia, herniorrafia, histerectomia, ligadura de trompas e laqueadura tubária, apendicectomia, colpo-perineoplástia, postectomia, vasectomia, ooforectomia, fistolotomia e fistulectomia, retirada de lipomas e verrugas.

Leia Mais:

Hospital Regional de São Francisco eleva índices de satisfação de atendimento


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cristiane Cruz
Fotos: Arquivo/Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo