13/05/2024

EDUCAÇÃO

Rede Pública Estadual de Ensino é fortalecida com investimentos na área pedagógica

28 de janeiro de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Os investimentos têm gerado resultados com a melhoria da qualidade do ensino ofertado

Impactos positivos, resultados econômicos e sociais têm sido gerados por meio de melhorias  voltadas para o aperfeiçoamento da Rede Pública Estadual de Ensino, proporcionadas pelo Governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) desde 2019. No total, foram investidos R$ 93.292.748,40 (noventa e três milhões, duzentos e noventa e dois mil, setecentos e quarenta e oito reais e quarenta centavos).

Um exemplo é a oferta de Pós-graduação “Stricto Sensu” em Curso de Mestrado, realizada com o objetivo de oferecer formação continuada e tendo como público alvo docentes de diversas áreas, abrangendo os 52 municípios. Os investimentos pedagógicos alcançaram o montante de R$ 7.290.000,00 (sete milhões e duzentos e noventa mil reais) e tem gerado resultados na melhoria da qualidade do ensino ofertado, assim como na valorização dos profissionais da área.

ENSINO FUNDAMENTAL

Estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental foram beneficiados com material paradidático e com uma plataforma de ensino (portal digital) nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, com intuito de aprimorar as competências e habilidades nessas áreas, assim como melhorar os resultados das Avaliações Externas da Educação Básica (Saeb) e reduzir as taxas de repetência, evasão e distorção idade/ano. Foram contemplados: 21.134 estudantes do 6º ano; 23.434 estudantes do 7º ano; 27.474 estudantes do 8º ano; 22.857 do 9º ano, totalizando 95.172 estudantes do Ensino Fundamental. O investimento do Estado foi de R$ 28.420.734,00 (vinte e oito milhões, quatrocentos e vinte mil, setecentos e trinta e quatro reais).

Como forma de fortalecer o regime de colaboração entre o Estado e os Municípios, cerca de 4.420 estudantes do Ensino Fundamental das Redes Estadual e Municipal de Ensino de Porto Velho, Candeias do Jamari, Guajará Mirim, Ariquemes, Cujubim, Monte Negro, Cacaulândia, Governador Jorge Teixeira, Theobroma, Ouro Preto do Oeste, Teixeirópolis, Vale do Paraíso, Urupá, São Francisco do Guaporé, Costa Marques, Alta Floresta, Castanheiras, Ministro Andreazza, Santa Luzia, Nova Brasilândia, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Primavera de Rondônia, Parecis, Vilhena, Cerejeiras e Colorado do Oeste tiveram acesso ao material paradidático de tecnologia educacional com projetos integradores (apostilado) em uma plataforma digital que tem por objetivo preparar os estudantes para se comunicarem, acessando e produzindo informações e resolvendo problemas. Para isto, foram investidos R$ 22.019.514,40 (vinte e dois milhões, dezenove mil, quinhentos e quatorze reais e quarenta centavos).

ENSINO MÉDIO

Com um investimento de R$ 30.082.500,00 (trinta milhões, oitenta e dois mil e quinhentos reais), a Seduc providenciou um material paradidático (apostilado) voltado para estudantes do Ensino Médio de todo o Estado com o objetivo de propiciar revisão, nivelamento e a preparação para as avaliações externas dos estudantes do ensino médio do Estado de Rondônia, bem como elevar o índice de desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) regional. Foram contemplados 22.500 estudantes do 1º ano do Ensino Médio; 24.000 estudantes do 2º ano do Ensino Médio; 21.000 estudantes do 3º ano, totalizando 67.500 estudantes do Ensino Médio contemplados.

EJA

Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental (5º ao 8º ano) e no Ensino Médio do Curso EJA Modular dos municípios de Alta Floresta d’Oeste, Alvorada do Oeste, Cabixi, Cacoal, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Corumbiara, Costa Marques, Espigão do Oeste, Guajará- Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho d’Oeste, Mirante da Serra, Nova Brasilândia d’Oeste, Nova Mamoré, Novo Horizonte do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Porto Velho, Presidente Médici, Rolim de Moura, Santa Luzia d’Oeste, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, Urupá, Vilhena receberam material didático (apostilado) para minimizar as dificuldades de avanço nas etapas educacionais. Foram contemplados 2 mil estudantes do Ensino Fundamental (EJA); 2 mil estudantes do Ensino Médio (EJA), totalizando 4 mil alunos da Educação de Jovens e Adultos beneficiados com um investimento de R$ 5.480.000,00 (cinco milhões, quatrocentos e oitenta mil reais).

Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Daiane Mendonça