Governo de Rondônia
27/04/2024

DIA DA ESCOLA

Rede Estadual de Ensino é fortalecida com investimentos nas escolas e valorização pelo Governo de Rondônia

15 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A data foi escolhida pelo Congresso Nacional para homenagear uma das instituições de maior importância à formação educacional 

A escola também tem a sua data de comemoração: Dia 15 de março. Neste sentido, o Governo de Rondônia comemora uma série de ações que beneficiam a Educação. Os avanços alcançados na Rede Pública Estadual de Ensino vão desde a valorização dos servidores, que atuam na Educação, passando pelos investimentos na infraestrutura das escolas de todo o Estado e na tecnologia, como aliado ao ensino-aprendizagem.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Dia da Escola homenageia o espaço onde ocorre o aprendizado. “É um momento de reflexão, ver o que estamos fazendo, as conquistas até aqui e onde queremos chegar. É também uma forma de homenagear a importância da escola, em que afloram conhecimentos, competências, habilidades, atitudes e se aprende a conviver em uma sociedade”, salientou.

A diretora-geral de Educação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Irany de Oliveira pontuou alguns dos avanços, destacando que várias escolas foram equipadas com a entrega de laboratórios de Informática, Ciências e de Matemática, e citou a valorização dos professores e técnicos educacionais, destacando a melhora na qualidade da merenda, entrega de equipamentos, investimentos em tecnologia, matérias pedagógicos, entre outras ações que contribuem para o aprendizado dos alunos.

Investimentos na infraestrutura das escolas de todo o Estado e na tecnologia

“Nesta data, que é o Dia da Escola, nós só temos a comemorar. Melhoria na infraestrutura das escolas, na qualificação dos nossos professores, da formação continuada com oferta de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. As plataformas digitais: Revisa + e Revisa + Enem, que são utilizadas para auxiliar os estudantes durante a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além também, do Projeto de intervenção Aprova Brasil, que visa o fortalecimento das aprendizagens de língua portuguesa e matemática”, explicou

A titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini enfatizou que, o objetivo da data é reforçar e relembrar a importância fundamental da escola. “É na escola que as crianças iniciam a vida social, para além do convívio familiar, e, também, o processo de aprendizagem de infinitas possibilidades sobre o mundo e as coisas”, destacou.

Dia da Escola

É comemorado no Brasil, anualmente, em 15 de março. A data foi escolhida pelo Congresso Nacional para homenagear uma das instituições de maior importância à formação educacional da população no país.

A primeira escola do Brasil foi criada em 1549, em Salvador (BA), pelos padres Manuel de Nóbrega e Rijo Rodrigues. O primeiro professor oficial do país foi José de Anchieta, que ministrava aulas na capital baiana, em uma sala onde, inicialmente, celebrava missas. A educação brasileira foi retirada das mãos dos jesuítas durante a gestão de Marquês de Pombal, como secretário de Estado de Portugal. Com isso, um novo sistema de ensino foi estabelecido, com a responsabilidade por ele, passando a ser do próprio Estado. Depois da conquista da Independência do Brasil, a primeira iniciativa de organizar a Educação do país se deu no reinado de D. Pedro I.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Elaine Santos
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo Fez e Faz, Porto Velho, Porto Velho, Região Café, Região Central, Região Cone Sul, Região Madeira Mamoré, Região Vale do Guaporé, Região Vale do Jamari, Região Zona da Mata, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo