PAC

Rede de tubulação avança em vários bairros de Ji-Paraná com obras de esgotamento sanitário

01 de março de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

obra.pac_.ji-parana_foto_terezinha.felix_.07.06.22

Sistema de esgotamento sanitário foi projetado para atender cerca de 90% da população ji-paranaense

O município de Ji-Paraná tem passado por um importante processo de transformação com as obras de Esgotamento Sanitário, oriundas do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC e que desde 2019 foram, gradativamente, destravadas pelo Governo de Rondônia, sob gerência da Secretaria de Obras e Serviços Públicos – Seosp.

As obras seguem em andamento e registram 21% de evolução. A rede de tubulação foi instalada em diferentes bairros; como São Francisco, Nova Brasília, Jorge Teixeira, Cafezinho, São Pedro, Jardim das Seringueiras, Parque dos Pioneiros, Nossa Senhora de Fátima, Valparaíso e Boa Esperança. Um intenso trabalho que atinge, até o momento, a marca de 121.890,33 metros de tubulação concluída.

Equipes atuam nos trabalhos de recuperação das vias pavimentadas

De acordo com o gerente de Engenharia, Infraestrutura da Seosp em Ji-Paraná, Naare Corrêa Silva, no momento, estão em operação os trabalhos de recuperação das vias pavimentadas para a melhoria no tráfego. É o que acontece no Bairro Jardim São Cristóvão, no segundo distrito. “Nosso propósito é minimizar, da melhor forma possível, os impactos gerados pelo andamento das obras. E essa atenção se torna dobrada neste período de inverno amazônico, em que as chuvas ainda estão intensas. Estamos restaurando e recompondo as valas em diversas vias, para o cuidado de todos no trânsito”, detalhou.

Os serviços de esgotamento sanitário são extensos. Já foram realizadas, até o momento, 6.060 ligações prediais, sendo que o próximo passo, a concessionária irá em cada residência para realizar a chamada ligação intradomiciliar, que consiste na ligação do sistema de esgoto do domicílio ao sistema de esgotamento sanitário público. Um investimento já aplicado no valor R$ R$ 30.632.230,17 (trinta milhões, seiscentos e trinta e dois mil, duzentos e trinta reais e dezessete centavos). A previsão é que mais 15,27% seja avançado com o andamento das obras, ainda este ano.

Conforme o secretário da Seosp, Erasmo Meireles, ao final do ano de 2023, a obra deverá apresentar a evolução geral de 36,26%, o equivalente a R$ 53.892.371,29 (Cinquenta e três milhões, oitocentos e noventa e dois mil, trezentos e setenta e um reais e vinte e nove centavos). “O momento ainda é de prudência, em razão do período das chuvas. Entretanto, com a chegada do verão, será possível impulsionar as frentes de serviços. O trabalho de recomposição asfáltica, por exemplo, segue em andamento. A partir das aberturas das novas valas, o Departamento Estadual de Estradas de Rodagens e Transportes – DER irá fazer esse serviço de recomposição asfáltica”, salientou.

Obras do sistema de esgotamento é gerenciado e fiscalizado pela Seosp

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as obras da ETE vêm ao encontro das prioridades da atual gestão, que é a saúde da população. “Quando falamos em saneamento básico, tratamento de esgoto, falamos de priorizar o bem de nossos cidadãos, que é o direito à saúde. Sem condições básicas estamos sujeitos a ter que lidar com uma população doente, e não é isso que queremos. É por isto que destravamos o PAC e passamos a gerenciá-lo, visando concluir o que mal havia começado. E assim vamos fazer. Ji-Paraná será assistido com o melhor, por meio desse projeto robusto”, pontuou.

SOBRE A OBRA

A obra de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário está orçada, em sua totalidade, no valor de R$ 148 milhões, sendo 24 milhões de aporte do Governo de Rondônia. Toda a obra está prevista para ser entregue no segundo semestre de 2025.

Texto: Jaqueline Malta
Fotos: Jaqueline Malta e Terezinha Félix