23/04/2024

INCENTIVO

Protagonismo do líder estudantil no desenvolvimento do turismo regional é tema de live promovida pela Seduc, nesta terça-feira

30 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Memorial Rondon

A live tem o objetivo de dar continuidade às ações do protagonismo juvenil e faz parte de um planejamento da Seduc

O Governo de Rondônia, por meio de ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação – Seduc, realizou nesta terça-feira, no canal da Mediação Tecnológica do Governo, uma live com o tema: “A Importância do Protagonismo do Líder Estudantil no Desenvolvimento do Turismo Regional”. A live foi mediada pelo superintendente Estadual do Turismo – Setur, Gilvan Pereira Júnior e contou com a participação da secretária adjunta da Seduc, Débora Lúcia Raposo da Silva e da servidora da pasta, Waldineide Bandeira, da coordenadora de Gestão Escolar, Sheila Andreia Ribeiro e da gerente de Gestão Democrática, Rosinei Noronha.

O titular da Setur destacou que, a live tem o objetivo de dar continuidade às ações do protagonismo juvenil e faz parte de um planejamento da Seduc, com foco na  formação de lideranças estudantis: “O estudante precisa entrar nesse protagonismo e nada melhor do que incentivar esse jovem para que eles venham também a incentivar outros colegas. Quando assumimos a pasta, haviam somente três guias turísticos cadastrados. Oferecemos formação e abrimos espaço para a capacitação desse profissional indispensável ao turismo. Hoje temos 20 guias turísticos cadastrados. A perspectiva é que os jovens entendam, que esse é um mercado de trabalho, a qual gera empregabilidade e renda”, disse.

Engajamento desses alunos nas atividades é essencial

Segundo Gilvan Pereira, a Setur vem desenvolvendo políticas públicas para o setor: “O turismo tem que ser planejado e programado para longo prazo. O turismo não é o que muita gente acredita, que só pode acontecer nas cidades litorâneas ou em outros países. Podemos fazer turismo mesmo dentro das nossas limitações, mas bem estruturado. Na menor cidade de Rondônia é possível fazer turismo. O turismo está na gastronomia, na hotelaria, nos bares, restaurantes, clubes, balneários, nas feiras agropecuárias, nas festas juninas. Quando há deslocamento de uma única pessoa para outro município, já é caracterizado como turismo”, explicou.

Para o governador Marcos Rocha, a iniciativa de direcionar o tema “turismo” aos estudantes que fazem parte dos grêmios estudantis, promove o desenvolvimento das habilidades desses jovens. “O grêmio é a voz do estudante dentro da escola. É uma importante ferramenta de mudança. O engajamento desses alunos nas atividades é essencial, e o trabalho desenvolvido entre Seduc e Setur para juntos fomentarem o turismo com políticas públicas,  é prova de que a nossa gestão se preocupa com a formação desses jovens, conduzindo-os ao mercado de trabalho”, ressaltou.

Outro ponto destacado pela secretária da pasta da Educação, Ana Lúcia Pacini, foi a importância do tema debatido: “Rondônia é um Estado rico de belezas naturais e também de cultura e história. Levar o conhecimento das potencialidades turísticas e tudo que cerca o tema é importantíssimo. É um efeito dominó, porque esse líder estudantil pertencente a uma agremiação e vai atrair os demais. Esse aluno termina seu ano escolar já tendo uma noção da área que ele quer ingressar e das potencialidades que o Estado tem. Muitos rondonienses desconhecem o que a sua região tem a oferecer. Desconhecem muitas vezes, a história de seu próprio povo. Trazer esse tema aos jovens estudantes, já é um passo importante para mudar esse quadro”, considerou.

Texto: Elaine Santos
Fotos: Núcleo de comunicação - Seduc

Capacitação, Cidadania, Cultura, Cursos, Educação, Inclusão Social, Serviço, Servidores, Tecnologia, Turismo