Governo de Rondônia
19/04/2024

INOVAÇÃO

Projeto salas-laboratório é adotado na Escola Mariana, em Porto Velho

06 de março de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A execução do projeto que nasceu em 2019 resultou em salas temáticas

O projeto “salas-laboratório”, adotado na Escola Mariana em Porto Velho, surgiu com o objetivo de tornar o ambiente escolar mais temático, confortável e motivador. A execução do projeto que nasceu em 2019, resultou em salas temáticas de química, matemática, língua portuguesa, história, ciências humanas (sociologia e filosofia), ciências da natureza (química), educação física, arte e língua estrangeira moderna (inglês e espanhol), física, geografia, biologia e ciências.

“A ideia veio dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que logo se uniram aos alunos do Ensino Médio. De 2019 pra cá, envolvemos a comunidade escolar e promovemos reformas, construção de móveis, pintura e decoração das salas. Aproveitamos também para construir uma horta totalmente orgânica e reformar o nosso espaço de biblioteca, que se tornou digital, com espaço para livros e computadores”, explicou a diretora da unidade escolar, Márcia Reis.

ROTINA

A execução do projeto nasceu em 2019 e resultou em salas temáticas

Durante o horário de aula, por meio do sinal sonoro do sino, os alunos identificam que devem trocar de sala. Quando chegam ao laboratório se deparam com o professor correspondente à matéria. “A troca ocorre de forma célere e organizada”, ressaltou Márcia.

Para a professora de Língua Portuguesa, Aleimmar Ferreira, o projeto só veio para agregar: “O aluno mergulha no universo da disciplina. Aqui na sala de português, por exemplo, temos obras expostas que foram produzidas pelos estudantes durante as aulas. Essa dinâmica se repete em todas as salas-laboratório”.

MANUTENÇÃO

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a iniciativa dos alunos. “É extremamente importante que os alunos cuidem do ambiente que diariamente frequentam. Toda a comunidade escolar só tem a ganhar com este projeto”, ressaltou.

São 738 alunos e 51 servidores (da direção à portaria), diretamente envolvidos no projeto, pois todos contribuem mantendo a escola limpa, organizada e decorada. “Você só cuida do que é coletivo. Envolver os alunos e a comunidade na manutenção do ambiente escolar traz esse resultado”, ressaltou a diretora.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Ananda Carvalho
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo