29/06/2024

SAÚDE

Programas de Residência Médica do Hospital Regional de Cacoal são avaliados pelo Ministério da Educação

24 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Além do credenciamento dos programas de residência por mais cinco anos, pretende-se ampliar o número de vagas

Nesta semana, um avaliador designado pelos Ministérios da Saúde e da Educação está em Cacoal para avaliar os Programas de Residência Médicas oferecidos no Hospital Regional de Cacoal (HRC).

Desde 2014, o HRC oferece Residência Médica em Pediatria, Clínica Médica e Cirurgia Geral. Até o final deste ano, quatro residentes concluem pediatria e dois a clínica médica. Ao final de 2016, mais quatro residentes concluem pediatria, dois concluem a clínica médica e dois concluem a residência em cirurgia geral.

“Esta avaliação é importante para avaliar e credenciar os nossos programas de residência por mais cinco anos, além da ampliação de vagas nos programas de residência. Estamos formando as primeiras turmas de residentes e através desta avaliação temos a certeza de que vamos mostrar a qualidade dos nossos programas”, destacou o diretor do Complexo Hospitalar Regional de Cacoal, Marco Aurélio Vasques.

Na avaliação do MEC, uma serie de critérios precisam ser cumpridos. Um dos primeiros passos é o cadastramento do projeto pedagógico e de uma série de documentos exigidos pelo governo federal. Além disso, o Estado precisa assinar um termo de compromisso por oferecer em seus hospitais os programas de residência, dando todo o suporte necessário. Apenas após cumprir todos esses critérios, é que o avaliador vem conferir, in loco, os programas de residência médica da unidade hospitalar.

“O avaliador enviado pelo MEC veio da Universidade Federal de Mato Grosso, conheceu o Complexo Hospitalar de Cacoal, entrevistou os residentes, os médicos preceptores. Enfim, ele está avaliando todos os critérios necessários para que um programa de residência médica seja credenciado. O resultado final da avaliação deve ser divulgado até o final de dezembro. Estamos confiantes”, destacou o diretor Vasques.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin