28/04/2024

ATENÇÃO PRIMÁRIA

Profissionais de Saúde participam de oficinas voltadas à Atenção Primária à Saúde de gestantes e crianças

26 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Objetivo do projeto é promover uma integração sistêmica de ações e serviços de saúde com qualidade e humanização

Foram realizadas pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, 10 oficinas voltadas à Atenção Primária à Saúde – APS, focadas no atendimento ambulatorial e emergências, de gestantes e crianças de alto risco, através do Projeto Planificação, que tem apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass, e conta com o apoio de instituição privada de saúde, referência em atendimento médico-hospitalar.

O objetivo é promover uma integração sistêmica de ações e serviços de saúde com qualidade e humanização, na rede municipal e estadual. As oficinas foram realizadas na região Central do Estado, compreendendo profissionais da saúde municipal do Vale do Guaporé, região do Café, Vale do Jamari, Zona da Mata, Cone Sul e Madeira-Mamoré.

O governador do Estado, Marcos Rocha destacou que, “o projeto trabalha os métodos de atendimentos dos profissionais nas unidades, pois executando-os de forma completa, assim reduz a procura de prontos-socorros hospitalares”, frisou.

Nos dias 19 e 20 de junho, houve a realização de um encontro para falar sobre o desenvolvimento do projeto nos municípios, que contou com a presença de aproximadamente 120 representantes de saúde, do Conselho Estadual de Saúde – CES, Conselho Municipal de Saúde – CMS, Conselho de Secretários Municipais de Saúde – Cosems, Superintendência Estadual do Ministério da Saúde Sems/RO, técnicos da Sesau, coordenadores das Redes Temáticas (Materno-Infantil, Urgência e Emergência e Rede de Crônicas), e consultores e facilitadores da instituição de saúde, referência em atendimento médico-hospitalar.

O secretário da Sesau, Jefferson Rocha ressaltou sobre a importância das ações. “O projeto de planificação foi criado para o melhoramento da Atenção Primária nos municípios, capacitando os profissionais para realização do atendimento qualificado com o paciente”.

PROJETO PLANIFICAÇÃO

O Projeto Planificação iniciou em 2017, e tem desde então, executado oficinas tutoriais que complementam oficinas teóricas, facilitando a macro Atenção Primária à Saúde – APS, somando-a aos hospitais. Além de  abranger os 52 municípios do Estado, tem como principais atividades, a elaboração de protocolos e notas técnicas para organização do processo de trabalho das equipes de saúde, com ênfase na capacitação ao atendimento de gestantes de alto risco e crianças de 0 a 5 anos. Também são realizadas visitas técnicas e capacitações nas unidades básicas de saúde; assim fortalecendo a organização das ações executadas pela equipe de profissionais da Estratégia de Saúde da Família – ESF e dos ambulatórios regionais para as gestantes e crianças de alto risco e do Centro Regional Especializado Materno Infantil – Creami.

Texto: Lara Lívia
Fotos: Breno Villar

Capacitação, Convênios, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade