Governo de Rondônia
28/03/2024

ENCONTRO

Começa nesta terça-feira 9ª Conferência Estadual de Saúde

10 de junho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A abertura da 9ª Conferência Estadual de Saúde será realizada nesta terça-feira, 11, a partir de 8h, com solenidade de lançamento às 17h, no auditório da Unopar, em Porto Velho. O evento será estendido até quinta-feira (13).

O encontro, que acontece a cada quatro anos, é realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e Conselho Estadual de Saúde (CES). O tema do encontro deste ano é “Democracia e Saúde”.

Podem participar da Conferência, pessoas ou instituições interessadas no aperfeiçoamento da política de saúde. Ao todo, serão abordados três eixos temáticos: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Cerca de 400 delegados eleitos em conferências realizadas nos 52 municípios estarão presentes para debater e avaliar as principais propostas para o fortalecimento do SUS, no âmbito estadual e nacional, que serão defendidas e apresentadas na  Conferência Nacional de Saúde, que será realizada no mês de agosto. “Este é um momento importantíssimo, pois as propostas apresentadas aqui partem de discussões sérias, e tendo em vista sempre o benefício da população em relação aos seus direitos fundamentais”, explicou Elzilene do Nascimento Pereira, presidente do Conselho Estadual de Saúde.

A programação inclui, debates, mesas redondas, palestras, atividades culturais, e a eleição dos delegados que irão à Conferência Nacional. No primeiro dia do Encontro, Fernando Máximo, secretário estadual de Saúde conduzirá palestra magna: “Situação Atual da Saúde no Estado de Rondônia – Desafios e Perspectivas”. Ele destacou o comprometimento da equipe técnica durante a elaboração do evento. “Toda a equipe técnica da Sesau esteve envolvida para realizar este encontro entre profissionais de saúde, controle social, e a população, com muito entusiasmo e expectativa, pautados nos princípios democráticos e transparência”, enfatizou o gestor.

Confira a programação:

Leia Mais: 

Sesau implanta exame para detecção do vírus da gripe no Lacen; resultados que demoravam 30 dias saem em uma semana

Em Porto Velho, Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro passa a integrar a Rede+Voz de cooperação e controle do câncer de cabeça e pescoço


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Dislene Queiroz
Fotos: Ítalo Ricardo, Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Inclusão Social, Rondônia, Saúde, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo