Governo de Rondônia
18/04/2024

CURSO

Profissionais da educação são capacitados para alfabetizar alunos até o 3º ano do Ensino Fundamental

23 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Encontro Pedagógico -23-9-Qt 004

A troca de experiências acontece na Escola Santa Marcelina

Começou nesta quarta-feira (23) e vai até sexta-feira (25), o Curso Inicial para Orientadores de Estudos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O objetivo é garantir que todos os estudantes da rede pública de ensino sejam alfabetizados em língua portuguesa e aprendam matemática até o final do 3º ano do Ensino Fundamental.

O Pnaic é um programa de formação continuada onde os governos Federal, estaduais e municipais, organizadamente, elaboram propostas e diretrizes que visam alcançar esse objetivo. Em Porto Velho, o encontro acontece na Escola Santa Marcelina. Durante os três dias, será elaborado e apresentado um caderno de atividades com o intuito de elevar a competência de professores e alunos.

Em Rondônia, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa está presente nos 52 municípios e conta, atualmente, com 58 orientadores de estudos, 998 professores alfabetizadores e mais de 21 mil alunos. A Universidade Federal de Rondônia (Unir) é a instituição responsável pela formação dos profissionais que participam do programa.
Na abertura das atividades, a subgerente de Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Elcilene Ribas, reforçou a necessidade de todos educadores se mobilizarem para alcançar esse propósito de alfabetizar os alunos até os 8 anos de idade. “Os índices não são bons, por isso temos de redobrar os esforços para que nossos estudantes sejam capazes de ler e calcular até o final do 3º ano do Fundamental”, ressaltou Elcilene.
Além da Capital, são cidades-sede do Pnaic os municípios de Ariquemes, Vilhena, Ji-Paraná e Rolim de Moura.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Fabio Arantes
Fotos: Quintela
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo