SEMINÁRIO

Profissionais da Educação participam de seminário com o tema “Assédio no trabalho: por que é importante falar sobre isso?”

10 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Visando combater a qualquer tipo de discriminação ou assédio no ambiente de trabalho, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, realizou a palestra “Assédio no trabalho: por que é importante falar sobre isso?”, para 750 profissionais da Educação, na terça-feira (8), no Centro Cultural Antônio Augusto Neves, em Pimenta Bueno. O evento também foi transmitido pelo Canal do Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE.

O seminário teve como painelistas o procurador do Estado de Rondônia, Eliabes Neves, o analista processual em psicologia do Tribunal de Justiça de Rondônia – TJ-RO, Leandro Aparecido Fonseca Missiato, e a doutoranda em Desenvolvimento Regional e professora do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia – Idep, Maria Antonia Fernandes Nabarro de Oliveira Benatti. A programação contou também com a presença do coral ‘Vozes’, da Escola Estadual Professor Valdir Monfredinho.

Profissionais da Educação participam de palestras

“A discussão sobre o assédio no trabalho contou com três painelistas, sendo que no primeiro painel abordamos sobre direitos e deveres dos servidores públicos, bem como as implicações do assédio e penalidades. No segundo, tratamos sobre aspectos psicológicos, e na sequência, evidenciamos estratégias para a construção de um ambiente de trabalho saudável”, explanou a coordenadora Regional de Educação de Pimenta Bueno, Eliane Cristina.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, é necessário falar sobre o tema. “O Governo do Estado tem reforçado canais de comunicação para evitar situações de assédio. O ciclo de palestra é de extrema importância não apenas para a administração pública, mas para a sociedade como um todo. Juntos, vamos construir uma cultura de paz e um ambiente de trabalho harmônico e seguro”, enfatizou.

ASSÉDIO

O assédio pode ser caracterizado por atos que intimidam através de gestos ou palavras, visando alcançar vantagens. Ele costuma acontecer principalmente com mulheres, e tem uma grande relação com o abuso de poder, porque a maioria acontece em vínculos hierárquicos, mas não se restringe, podendo ser feito também de forma horizontal por um colega.

DENÚNCIAS

Para denunciar assédio no âmbito do Executivo Estadual, servidores vítimas de assédio devem entrar em contato com a Ouvidoria, por meio do site e canal: ouvidoria@ouvidoria.ro.gov.br ou pelo número 0800 647 7071.

Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Elaine Cristina