FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS

Professores da Mediação Tecnológica participam de formação pedagógica até dia 29, em Ji-Paraná

28 de novembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A mediação tecnológica da Seduc oferece uma rede de serviços de comunicação multimídia e autonomia para atender os 52 municípios

Iniciou na terça-feira (28), a formação de professores presenciais dos segundos anos da Mediação Tecnológica. A formação é promovida pelo Governo de Rondônia. Ao completar oito anos de implantação no Estado, a mediação tecnológica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) oferece uma rede de serviços de comunicação multimídia e autonomia para atender os 52 municípios. O evento está ocorrendo no auditório de um hotel situado na Rua Dr. Osvaldo, nº 142, Bairro Jotão, no município de Ji-Paraná. Participam da formação  150 professores.

Segundo a titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini, a formação tem o objetivo de alinhar as ações didáticas pedagógicas referentes ao novo ensino médio, por meio da mediação tecnológica. “A formação pedagógica para professores presenciais do 2º ano da mediação ocorre nos dias 28 e 29 de novembro, contempla os itinerários formativos: projeto de vida, eletivas, atividades assíncronas em respeito às peculiaridades e especificidades regionais”, salientou.

Cento e cinquenta professores participam da formação no município de Ji-Paraná

De acordo com a coordenadora da Mediação Tecnológica, Daniele Brasil, a mediação conta com 5.745 estudantes do ensino médio, matriculados em 108 escolas da Rede Pública Estadual de Ensino. Estão distribuídos em 367 turmas e atendidos por 335 professores presenciais e 27 professores ministrantes. “A mediação tecnológica tem sido referência em todo o Brasil, como uma referência neste formato de aulas. Já realizamos essa mesma formação com os professores do primeiro ano, terceiro e agora, com os professores do segundo”, explicou.

Durante a formação vão ocorrer palestras sobre a utilização de computadores portáteis como instrumento de aprendizagem, currículo e práticas pedagógicas, aprofundamento na utilização do diário eletrônico e inspirar para inovar que serão ministradas e discutidas juntamente a temáticas específicas para estudantes indígenas, quilombolas, ribeirinhos e moradores de sítios de produção agrícola e pecuária.

Texto: Elaine Santos
Fotos: Júlio André