Governo de Rondônia
19/05/2024

INTERCÂMBIO

Professoras de Rondônia participam de programa educacional nos EUA

19 de fevereiro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

As professoras Joice Stefani M. Silva das escolas EEEFM Paulo Feire e Carlos Drummon de Andrade (ambas em Presidente Médici), Carla Priscila D.S. Pascoal – EEEFM 4 de Janeiro (Porto Velho), Luciele Santos Pantoja – EEEFM Petrônio Barcelos (Porto Velho) e Heliene Cléssia da Silva (Mediação Tecnológica -Porto Velho)  estão nos EUA participando de formação continuada do  Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI).

Joice e  Heliene ganharam  bolsa para o Curso de Desenvolvimento de Metodologias, na Georgia State University (Atlanta, Georgia) enquanto Luciele e Carla fazem  o Curso de Aprimoramento em inglês, na Missouri State University (Springfield, Missouri).

Em contato mantido nesta quarta-feira (14) com a Comunicação Social da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), a professora Joice afirmou que a rotina dos estudos é “puxada” e, além das aulas diárias, cumpre uma agenda cultural importante.
Atlanta é o berço do Movimento pelos Direitos Civis nos Estados Unidos, então as aulas de cultura e história americana são voltadas a esse aspecto.  Joice e Heline estiveram  no Parque Nacional Martin Luther King, onde conheceram a casa em que o mesmo nasceu e cresceu. As duas rondonienses estiveram na igreja em que  Martin Luther King pregava, bem como o túmulo em que ele e sua esposa, Coretta King, estão enterrados.
Outra visita importante foi ao Centro pelos Direitos Civis e Humanos que mostra a história do movimento pela igualdade de direitos entre brancos e negros.
Atlanta também é a casa da escritora Margaret Mitchell, autora de “E o vento levou”, onde conheceram a casa em que ela escreveu o livro e o hotel em que os astros do filme ficaram hospedados para a estreia.
Em Atlanta teve início  as poderosas Coca Cola e CNN, que também foram objetos de visita. As professora assistiram a um jogo de um dos esportes mais populares nos EUA, o basquete,  e o time da casa acabou vencendo depois de uma série de derrotas.’ ” Acho que somos pé quente!”, disse Joice.
Uma das experiências mais incríveis, segundo Joice,  foi o trabalho voluntário com a Habitat for Humanity, que constrói casas com a ajuda de voluntários, o que praticamente elimina o custo com mão de obra, permitindo que muitas famílias possam ter sua casa própria. “Nós trabalhamos na finalização do telhado da casa, foi muito cansativo, mas pudemos conhecer a família que vai morar na casa que ajudamos a construir, foi extremamente gratificante”, pontuou Joice.
O programa é coordenado por órgãos governamentais brasileiros e norte-americanos que encaminhou para os Estados Unidos (EUA) 479 professores de língua inglesa da rede pública de todos os estados do Brasil.
“O programa é voltado para professores da rede pública e tem uma missão muito especial. Focaliza o ensino do inglês em todo o Brasil e no sistema de educação pública em grandes e pequenas cidades”, disse o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, P. Michael McKinley.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo