Governo de Rondônia
28/03/2024

EDUCAÇÃO

Proerd já atendeu mais de 270 mil alunos em Rondônia e quer ampliar o atendimento em parceria com a Secretaria de Educação

20 de fevereiro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) esteve em pauta na reunião desta terça-feira (19) entre o secretário de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), professor Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, e o coordenador estadual do Proerd, tenente PM José Dias Neto. O Proerd está implantado há 18 anos em Rondônia e o  coordenador fez uma explanação  das ações desenvolvidas pelo programa e apresentou as necessidades materiais para que haja prosseguimento do programa nas escolas da rede estadual de educação de Rondônia em 2019.

Secretário Suamy, instrutores do Proerd e técnicos da Seduc

Hoje, o Proerd já atendeu mais de 270 mil alunos em Rondônia e quer ampliar o atendimento, visto que há um consenso quanto à necessidade de evitar o acesso dos alunos às drogas e à violência em torno dos estabelecimentos de ensino. Há consenso quanto a demanda da necessidade de um encontro dos instrutores do Proerd e os professores, como forma de aprenderem a lidar com questão legais que envolve drogas, álcool e tabaco.

As demandas de materiais foram autorizadas pelo secretário Suamy e os responsáveis pela aquisição devem agilizar o processo de aquisição, visto que há necessidade do emprego do material, notadamente os materiais de expediente, camisetas, kits Proerd, e outros materiais permanentes.

O Proerd tem como base o Dare (Drug Abuse Resistance Education) e foi criado pela professora Rutty Hellen, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles (EUA), em 1983 e atualmente está em 58 países.

No Brasil, o Proerd foi adotado em 1992, através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e a partir de 2002 se expandiu pelo Brasil. O Proerd é desenvolvido nas escolas públicas e particulares, no 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil (Proerd Kids) e para adultos.

O programa é realizado por policias militares  treinados e preparados para desenvolver o lúdico através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência.

No Proerd são reforçados a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado Proerd, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência.

Da reunião participaram também os instrutores do Proerd, sargentos PM´s José Aparecido Gomes e Cleyton Gomes de Melo, além da diretoria Geral de Educação da Seduc, professora Irany Oliveira, da gerente de Educação Básica, Rosana Seitz Magalhães, a gerente de Gestão Escolar da Seduc, professora Elizabeth Matia de Siqueira , a chefe do Núcleo do Programa Saúde na Escola, Vitória Regia Mustafá, e a técnica pedagógica Josenice Nara Amorim.

Leia mais:

 Ações do Proerd contemplaram mais de 273 mil pessoas em 18 anos de atuação


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antonio Queiroz
Fotos: Valteir Costa e Arquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo