Governo de Rondônia
28/04/2024

CAPACITAÇÃO

Primeiro Workshop de Obras Públicas promovido pelo Governo de Rondônia capacitou servidores estaduais e municipais

21 de outubro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Evento foi marcado pela presença de servidores do âmbito estadual e municipal

O 1º Workshop de Obras Públicas promovido pelo Governo do Estado encerrou na sexta-feira (20), no Teatro Guaporé, e contou com 250 participantes, entre servidores municipais e estaduais, em Porto Velho. O evento foi realizado por meio da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – Seosp, e foi organizado pela Coordenadoria Administrativa e Financeira – CAF, com o objetivo de aprimorar a atuação técnica dos servidores que atuam no âmbito da construção de obras públicas. O tema atraiu servidores estaduais e municipais, além de servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia – ALE/RO. Foram dois dias de capacitação e treinamento focados em obras e licitações públicas, tendo como ênfase a nova Lei de Licitação nº 14.133, que passa a entrar em vigor a partir de janeiro de 2024. As palestras foram conduzidas pelo especialista em processo licitatório, André Kuhn, que é  renomado no cenário nacional.

Seosp idealizou e realizou o 1º Workshop de Obras Públicas

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a promoção do 1º Workshop de Obras Públicas reforça os investimentos do Governo na capacitação profissional dos servidores. “De fato é um tema de suma importância, que vem com a proposta de aprimorar o conhecimento dos profissionais, e consequentemente, isso irá refletir na celeridade dos processos contratuais e na execução das obras. A Seosp está de parabéns pela iniciativa e creio que este seja apenas o primeiro de muitos workshops que irão agregar com o trabalho da máquina pública”, declarou.

INICIATIVA

De acordo com o coordenador administrativo e financeiro da Seosp, Adamir Ferreira, a iniciativa partiu das observações da coordenação quanto às dificuldades de os gestores compreenderem o processo contratual, assim, a promoção do Workshop foi idealizada com o intuito de levar melhor clareza a respeito. “Observamos que os gestores e fiscais de contrato estavam com muita dificuldade para entender como deveriam proceder mediante um prazo de contrato, como devem proceder na medição da obra, no realinhamento ou reajuste e até mesmo um aditivo no contrato. Observamos ainda a deficiência no Estudo Técnico Preliminar – ETP, a dificuldade na elaboração dos Termos de Convênios, entre outras. Conversando com os servidores, identificamos a necessidade de promover a capacitação para que, posteriormente, possamos solicitar prestação de contas com mais precisão”, pontuou.

O coordenador destacou que a Seosp disponibilizou vagas para os 52 municípios, visando dar oportunidade para a administração municipal aprimorar conhecimento. “Fizemos um grande esforço para oferecer um workshop dinâmico, com oficinas de perguntas e respostas. O objetivo é que todos consigam sanar suas dúvidas e aplicar na prática o conhecimento adquirido em prol da Secretaria de Obras. A Seosp está satisfeita com o resultado desse primeiro workshop pois acredita ter alcançado o objetivo a que se propôs,” concluiu.

ENCERRAMENTO

Aprendizado e reconhecimento marcaram o fechamento do evento

O último dia do evento contou com a participação do secretário adjunto da Seosp, José Hélio Pachá, que fez a entrega da placa de  homenagem como ato de honra ao palestrante André Kuhn. Na ocasião, também foi feito sorteio de brindes para os participantes. Na oportunidade, Pachá agradeceu a participação dos servidores, em especial aos que vieram de outros órgãos e municípios para prestigiar o evento. “Conhecimento não ocupa espaço. Valorizar os nossos colaboradores é uma forma de reconhecermos em cada um, o comprometimento que têm com a Secretaria. Com esse propósito, o secretário de Obras aceitou a ideia e hoje estamos aqui vendo acontecer. Parabéns a todos os servidores envolvidos diretamente na organização desse evento”, pontuou.

A engenheira civil, Adrian Alves esteve no workshop e considerou a iniciativa positiva, “É de suma importância esse investimento que o Governo de Rondônia está nos oportunizando, nos capacitando e fornecendo conhecimentos específicos para a nossa profissão e nossa área de trabalho. Isso reflete diretamente nas entregas de um bom serviço e, principalmente, em benefícios para a população que passa a receber mais obras de qualidade e melhorias. Uma ação assertiva da Seosp, com certeza”, declarou.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jaqueline Malta
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cerimônia, Convênios, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Legislação, Obras, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo