JOVENS

“Primeiro Emprego” é tema de live promovida pela Sejucel; dicas reforçam conquistas no mercado de trabalho

30 de junho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Orientações foram repassadas para jovens internautas conquistar o mercado de trabalho

Na terça-feira (29), o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), realizou a live com o tema “Primeiro Emprego”, dando dicas para conquistar o mercado de trabalho e anúncio de novas vagas em cursos profissionalizantes oferecidos pelo Idep.

A transmissão ao vivo com a mestre em administração educacional, Gisele Cintra, e professora do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), continua à disposição dos interessados nas redes sociais da Sejucel e teve a participação especial do superintendente da Sejucel, Jobson Bandeira e foi mediada pelo coordenador estadual de juventude, Gabriel Barbosa. A palestra faz parte da 3ª etapa do projeto “Emprega Mais, Empreenda Juventude”.

“Os jovens hoje têm essa oportunidade, que na minha época quando comecei a trabalhar com 16 anos, não tínhamos essa orientação de forma tão detalhada”, ressaltou o superintendente ao se referir às dicas repassadas dentro do tema da live sobre como conquistar o mercado de trabalho com orientações sobre atendimento ao publico, como se comportar numa entrevista de emprego e como elaborar um bom currículo.

Dezenas de jovens participaram do evento on-line enviando mensagens. A internauta, Renata Araújo, agradeceu dizendo: “me ajudou muito, gostei”. Sobre os cursos oferecidos pelo Idep o internauta, Adriano Ferreira Saints, complementou “que já está no terceiro curso”.

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

De acordo com a instrutora “o atendimento de excelência começa desde a entrada do cliente à loja e encerra no pós-venda, isso proporciona profissionalismo”, explica ao reforçar que a excelência no atendimento consiste em pesquisar o perfil do consumidor, atender com qualidade e eficiência ou seja, ter como foco não apenas vender, mas estar atento às exigências do consumidor com o máximo de respeito e disciplina. A qualidade no atendimento ao cliente faz toda a diferença em qualquer negócio.

ENTREVISTA DE EMPREGO

Para se preparar bem para uma entrevista de emprego o ideal é fazer uma pesquise sobre a empresa. Além disso, é importante adotar uma postura profissional, falar de forma firme e clara, tomar cuidado com a linguagem corporal e principalmente cumprir horário, destacou a instrutora. “Se a pessoa chega atrasada na entrevista de emprego, imagina quando estiver trabalhando. Outra questão importante é a imagem pessoal”, exemplifica.

CURRÍCULO

Geralmente, quem nunca trabalhou não possui informações suficientes para colocar no campo de experiência. Por isso, o candidato precisa dar ênfase a sua formação acadêmica, aos cursos de especialização, idiomas, informática e extracurriculares. Entre as dicas oferecidas para a elaboração do currículo a instrutora destacou que “o currículo deve ser objetivo e criativo, além de ter uma finalidade principal, que é fundamental para incluir as qualificações específicas para a área que se quer”, ressalta.

Em mensagem enviada durante a transmissão, a internauta Ytala Tazynha destacou que “com certeza foram dicas muito proveitosas. Vou refazer meu currículo, quem sabe agora consiga uma vaga no mercado de trabalho”.

NOVAS VAGAS

Palestra faz parte da 3ª etapa do projeto “Emprega Mais, Empreenda Juventude”

No encerramento da live, o coordenador estadual de juventude, Gabriel Barbosa, anunciou “a abertura, a partir desta quinta-feira (1/7), de novas vagas para os cursos profissionalizantes gratuitos nas áreas de empreendedorismo, atendimento ao público, assistente de recursos humanos e relações interpessoais”.

As inscrições podem ser feitas na internet no site www.rondonia.ro.gov.br/idep

REQUISITOS

Para ter acesso aos cursos é necessário ter a idade mínima de 15 anos, comprovante de residência nas localidades onde as vagas estão disponíveis, comprovante de escolaridade mínima do Ensino Fundamental, além dos documentos pessoais. Os cursos são gratuitos e as aulas acontecem na plataforma do Google Classroom, devido a necessidade do distanciamento social motivada pela pandemia da covid-19.

Para a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, a preocupação é atrelar desenvolvimento econômico ao desenvolvimento social. “Precisamos que as pessoas estejam preparadas para lidar com as mudanças que o mercado de trabalho exige, tanto no momento da contratação, quanto nas iniciativas de empreendedorismo. A procura tem sido muito grande nessa parceria com a Sejucel, que alcança a juventude de todo o Estado”, finaliza.

Texto: Andréia Fortini
Fotos: Gabriel Barbosa e Andréia Fortini