Governo de Rondônia
27/04/2024

MUDANÇAS

Presidente do FNDE participa de reunião com os secretários de Educação dos estados

26 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Encontro segue até esta sexta-feira, no Golden Plaza Hotel, em Porto Velho

Encontro segue até esta sexta-feira, no Golden Plaza Hotel, em Porto Velho

O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antônio Idilvan de Lima Alencar, participou na tarde dessa quinta-feira (25) da II Reunião do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação, que termina nesta sexta-feira, no Golden Plaza Hotel, em Porto Velho. Idilvan apresentou algumas mudanças burocráticas para que Estados e municípios estejam aptos a pleitear recursos federais para a educação. Além de apresentar mudanças no FNDE, o presidente ouviu demandas dos secretários.

Antônio Idilvan corroborou com as afirmações do ministro da Educação, Renato Janine, que lembrou durante a reunião que a situação financeira do País é difícil e, por isso, faz-se necessário o contingenciamento de recursos da educação. Contudo, Idilvan se mantém otimista em realizar um ano produtivo, ao que pese todos os problemas econômicos do Brasil.
O presidente afirmou que o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) vai realizar pagamento de R$ 109 milhões até o final do próximo mês. Segundo ele, esse pagamento será feito aos Estados, concomitantemente, por questão de equidade. “Trata-se de valores que deveriam ter sido repassados aos Estados em dezembro, mas até final de julho o governo Federal efetuará”, prometeu.
Em relação ao programa Pacto do Ensino Médio, Idilvan reconheceu atrasos nos pagamentos. Segundo ele, já há em conta R$ 41 milhões para começar a efetuar pagamentos. “Mas uma boa parte dos pagamentos em atraso se dá em função da não prestação de contas por parte dos Estados”, ressaltou.
Antônio Idivan também cobrou mais celeridade nas construções de creches. “Temos 3.500 projetos de creches aprovados e precisamos dar rapidez na execução deles”, afirmou. Ele também relatou aos secretários de Educação que as mudanças no Fundo são feitas com o objetivo de melhorar a relação das secretarias com o governo Federal. “Nosso propósito é facilitar a vida, já difícil, dos secretários de Educação”, argumentou.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Quintela
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo