Governo de Rondônia
28/03/2024

NOVEMBRO ROXO

Prematuridade: Novembro Roxo é comemorado no Hospital de Base com o tema “Quando o amor nasce antes”

29 de novembro de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

O Hospital de Base é referência em atendimento a gestantes de alto risco e recém-nascidos no Estado

Em alusão ao mês da prematuridade, Novembro Roxo, uma sessão fotográfica foi realizada e apresentada em um café da manhã dedicado às mães de prematuros, momento em que puderam compartilhar histórias de superação. A cor roxa simboliza sensibilidade e delicadeza que representam os recém-nascidos prematuros da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal – UTI-Neo do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro.

Joab é o segundo filho da mamãe Géssica

A mamãe do pequeno Joab Felipe, nascido prematuro no último mês, conta que ele está

internado para tratar algumas complicações de saúde e relata: “conto com o carinho da equipe e cuidado com o meu bebê, estamos sendo bem assistidos”, explicou Géssica Cristina Rodrigues, de 26 anos, moradora do município de Presidente Médici.

Joab e Géssica participaram da sessão fotográfica com o tema, “prematuridade, um amor que nasce antes”. Os bebês foram fantasiados de super heróis e fotografados junto às mamães.

A médica neonatologia Lúcia Maiorquin, coordenadora do Método Canguru durante a homenagem, discursou “no mundo há um número gigantesco de nascimentos prematuros, nós profissionais de saúde sabemos do momento delicado que os pais vivem, por isso estamos sempre fazemos o nosso melhor, para que os bebês saiam daqui saudáveis”.

Joab Felipe tem um mês de vida

A médica leu uma poesia sobre prematuridade, e finalizou: “mães lutadoras, perseverantes, resilientes, mas com uma força absurda. Uma força que talvez venha de um útero vazio antes do tempo. Nossos parabéns a todas vocês que não desistem.”

De janeiro a outubro deste ano nasceram 730 bebês prematuros na unidade. O Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro é referência em atendimento a gestantes de alto risco e recém-nascidos no Estado.

Existe toda uma equipe preparada para atender e prestar os devidos auxílios às mães, principalmente na parte psicológica, no acompanhamento do trabalho com a gestante.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Daiane Brito
Fotos: Daiane Brito e Fernanda Amaral
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Direitos, Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo