Governo de Rondônia
30/05/2024

DESTAQUE NACIONAL

Pesquisa sobre eletiva de Libras, da Mediação Tecnológica de Rondônia, é publicada em revista nacional

19 de abril de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A revista objetiva impulsionar os esforços comuns e a aproximação mútua, para o desenvolvimento qualitativo e quantitativo da tecnologia educacional no país

Neste mês de abril de 2024, em que se comemora os 22 anos da Lei de Libras no Brasil, foi publicado na edição 240 da revista da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT), o artigo: “Ensino da língua brasileira de sinais mediado por tecnologia no estado de Rondônia”, dos autores Vitor Aguiar e Daniele Brasil, que integram o quadro da Mediação Tecnológica, desenvolvida pelo Governo de Rondônia.

A revista, de âmbito nacional, tem por objetivo impulsionar no país os esforços comuns e a aproximação mútua para o desenvolvimento qualitativo e quantitativo da tecnologia educacional, em favor da promoção humana e da coletividade. O artigo pode ser conferido no link: http://abt-br.org.br/wp-content/uploads/2024/04/RTE_240.pdf

Segundo a titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Pacini, a publicação da pesquisa ressalta o sucesso da Mediação Tecnológica no Estado. “Em 2023, após a implantação do Novo Ensino Médio (NEM), em Rondônia, e como parte integrante dos Itinerários Formativos, a Mediação Tecnológica criou a eletiva de Libras para os estudantes do Ensino Médio. A implantação levou para dentro da sala de aula a possibilidade de os alunos aprenderem e entenderem a importância desta comunicação. A divulgação da iniciativa e seu êxito, em uma revista nacional, reforçam ainda mais o empenho do Governo do Estado em atender, de forma humanizada, os estudantes surdos”, pontuou.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

No estado de Rondônia, parcerias com instituições de ensino superior e organizações especializadas têm sido firmadas, a fim de desenvolver cursos e materiais educativos digitais, com o intuito de capacitar profissionais e disseminar o conhecimento sobre Libras. A inclusão de Libras no currículo das escolas se fortalece, e busca sensibilizar e conscientizar estudantes e professores sobre a importância da língua, para a comunicação plena e inclusiva. Dessa forma, através da inclusão de Libras nas escolas, a língua de sinais tem ganhado espaço nos ambientes educacionais, impactando a vida de estudantes ouvintes e surdos.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o destaque da pesquisa em âmbito nacional evidencia os princípios da Educação Inclusiva como abordagem educacional no Estado e reforça a importância dos investimentos feitos na Educação.

INVESTIMENTO

Segundo a gerente da Mediação Tecnológica e autora do artigo, Daniele Brasil, o investimento do Governo do Estado em tecnologia tem possibilitado o desenvolvimento contínuo de recursos educativos inovadores, como vídeos, tutoriais interativos e materiais digitais, enriquecendo o conteúdo disponível para o aprendizado de Libras. “A implantação da disciplina foi considerada positiva, pois vários estudantes relataram que estavam conseguindo se comunicar melhor com os surdos presentes na escola e na comunidade. Outro fato que destaca a relevância da oferta foi observado nos momentos de culminância, durante os quais, os estudantes socializaram os vídeos planejados e produzidos por eles próprios. Após a interação na comunidade escolar, muitos postaram os vídeos em suas redes sociais, com o intuito de compartilhar sua produção em Libras”, salientou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Ananda Carvalho
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Inclusão Social, Legislação, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo