30/04/2024

RESSOCIALIZAÇÃO

Parceria objetiva o fortalecimento para formação profissional destinada a dependentes químicos

31 de agosto de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Parceria reforça apoio a dependentes químicos que estão em tratamento nas comunidades terapêuticas

O Governo do Estado de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas – Conepod e a Federação do Comércio do estado de Rondônia – Fecomércio, realizaram uma parceria com o Sistema “S”, que tem como objetivo a ressocialização e reintegração de dependentes químicos que estão em tratamento nas comunidades terapêuticas.

O alinhamento da parceria aconteceu durante uma reunião no dia 24 de agosto com  o presidente do Conepod, David Inácio; o presidente da Fecomércio, Raniery Coelho; a coordenadora-geral de Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, Hellen Virgínia; e diretores regionais do Serviço Social do Comércio de Rondônia – Sesc.

Para governador de Rondônia, Marcos Rocha, a dependência química é uma questão complexa e desafiadora que afeta a vida de muitas pessoas. “Oferecer meios para a ressocialização dessas pessoas é determinante para que elas possam reconstruir suas vidas e resgatar o vínculo com a família e voltar a viver em sociedade”, ressaltou.

O presidente do Conepod, David Inácio, destacou a importância de oferecer acesso à educação e formação profissional aos dependentes químicos, como ferramentas essenciais para a reintegração social. Com isso, pretende-se capacitar os acolhidos por meio de cursos técnicos oferecidos pelo Senac, reconhecido nacionalmente por sua excelência em educação profissional.

A diretora Regional do Sesc, Nina Cátia, acredita que a participação num projeto social dessa relevância é desafiadora. “Nossa qualificação de excelência é conhecida no Brasil inteiro. Nosso compromisso social com a formação profissional de qualidade poderá ajudar muito na inserção desses acolhidos no mercado de trabalho”, avaliou.

APOIO PSICOSSOCIAL

Além da qualificação profissional, o Senac poderá fornecer apoio psicossocial aos participantes dos cursos por meio de palestras, workshops e atividades de orientação que contribuam para a melhoria da autoestima, da comunicação interpessoal e do desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

LEVANTAMENTOS DOS CURSOS

Para identificar as demandas e interesses dos dependentes químicos em relação à educação e formação profissional, o Conepod e o Senac realizarão um levantamento. Com base nesse diagnóstico, serão elaborados cursos e programas que atendam às necessidades específicas do público-alvo. O Senac será responsável por estruturar os cursos de acordo com as diretrizes pedagógicas estabelecidas, definindo carga horária, conteúdo programático, metodologia de ensino e recursos necessários.

Além disso, será estabelecido um sistema de acompanhamento e avaliação dos participantes dos cursos, com o objetivo de monitorar seu desempenho, identificar dificuldades e oferecer suporte adicional quando necessário. Avaliações periódicas também serão realizadas para verificar o progresso dos alunos.

QUALIFICAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL

A parceria entre o Governo do Estado de Rondônia por meio do Conepod, Fecomércio e o Sistema “S” demonstra o comprometimento das instituições em promover a ressocialização dos dependentes químicos, oferecendo-lhes oportunidades de capacitação e reintegração social. Acredita-se que a qualificação profissional, aliada ao apoio psicossocial e ao acompanhamento durante o processo de reintegração, contribuirá para que esses indivíduos possam reconstruir suas vidas e viver em sociedade de forma plena.

Texto: Lara Lívia e Assessoria Conepod
Fotos: Assessoria Conepod