Governo de Rondônia
27/04/2024

ESPORTE

Equipe de 24 paraatletas vai representar Rondônia nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras no Rio Grande do Norte

05 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

A delegação de Rondônia formada por 48 pessoas viajará no dia 22 para Natal (RN) para participar das Paralimpíadas Escolares Brasileiras. Das 48 pessoas da delegação, 24 são atletas que vão competir nos jogos que serão realizados de 23 a 28.

Paraatletas se preparam para a competição em Natal

Paraatletas se preparam para a competição em Natal

Desde 2012 o governo de Rondônia passou a ser parceiro desse projeto que é desenvolvido pela Organização Não Governamental Rondônia Clube Paralímpico (RCP). O transporte aéreo para toda a delegação é custeado pelo estado.

O professor de educação física Silvio Carmo, idealizador do projeto em Rondônia, disse que os treinos para preparar os atletas foram intensificados e acontecem toda terça e quinta-feira, a partir das 16h30, no Estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho. O professor disse que neste ano as paralimpíadas terão 10 modalidades, mas Rondônia irá participar de quatro: natação, atletismo, bocha e tênis de mesa.

Rondônia em todas as edições em que participou das Paralimpiadas Escolares se destacou no atletismo. Lucas Rafael tem treinado para disputar nas modalidades de dardo e 400 metros rasos. O paraatleta espera unir a experiência que já teve em outras paralimpíadas com a preparação que está fazendo para a competição para trazer medalhas para Rondônia.

A fisioterapeuta Edislaine Silva, que juntamente com outros profissionais acompanha a evolução dos paraatletas no decorrer do ano, através do trabalho que é feito pela Rondônia Clube Paralímpico, agradeceu a parceria. “Antes da gestão de Confúcio Moura, nós chegamos a levar os atletas para participar das paralimpíadas de ônibus, você não tem noção do sacrifício, pois nós trabalhamos com pessoas com limitações físicas e psíquicas”, destacou.

As despesas com hospedagem e alimentação durante a competição é por conta do Comitê Paralímpico Brasileiro. Nas Paralimpíadas de 2014, realizadas em São Paulo, Rondônia conquistou 13 medalhas, das quais seis de ouro.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo