Governo de Rondônia
05/12/2025

SAÚDE PÚBLICA

Palestra sobre prevenção ao tabagismo por dispositivos eletrônicos é promovida pelo governo de RO, em Candeias do Jamari

25 de abril de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

O objetivo foi conscientizar estudantes sobre os malefícios causados pelos dispositivos eletrônicos para fumar, especialmente entre os jovens

Com o objetivo de conscientizar estudantes sobre os malefícios causados pelos dispositivos eletrônicos para fumar, especialmente entre os jovens, que estão cada vez mais expostos e atraídos por esses produtos, na quinta-feira (25), o governo de Rondônia promoveu uma palestra com o tema “Tabagismo: Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs)” para os estudantes da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, no município de Candeias do Jamari.

A ação foi realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), através do Núcleo de Controle do Tabagismo, por meio da Coordenadoria de Atenção às Doenças e Condições Crônicas, e contou com os enfermeiros Gustavo Nery e Márcia Ribeiro como palestrantes. 

A gerente do Núcleo de Nefrologia, enfermeira Márcia Ribeiro, explicou que os dispositivos eletrônicos para fumar, também conhecidos como cigarros eletrônicos, vapes ou e-cigarros, possuem formatos variados — como cigarros tradicionais, canetas e pen drives — funcionam com bateria, que aquece um líquido inalado pelo usuário na forma de aerossol. Esse líquido pode conter nicotina, aditivos de sabor e outras substâncias tóxicas. “O uso dos DEFs está associado a diversos riscos à saúde, incluindo a dependência de nicotina, danos ao sistema respiratório e possíveis impactos no sistema cardiovascular.”

Segundo o enfermeiro Gustavo Nery, a palestra teve função importante na quebra de mitos sobre esses produtos. “Foi crucial para desmistificar a falsa segurança dos dispositivos eletrônicos para fumar, apresentando evidências científicas dos danos à saúde — como problemas respiratórios, cardiovasculares e neurológicos — e alertando que os DEFs também podem ser utilizados para vaporizar outras substâncias perigosas”, destacou. 

PROIBIÇÃO

A fabricação, distribuição, comercialização, transporte, importação e propaganda de todos os tipos de DEFs são proibidas no Brasil, conforme a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 855, de 23 de abril de 2024, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O secretário da Sesau, Jefferson Rocha, ressaltou o compromisso da pasta com a prevenção. “Nosso trabalho vai além das paredes hospitalares. Atuamos com ações de conscientização e prevenção voltadas a diferentes públicos e faixas etárias, para que toda a população tenha menos adoecimento e mais qualidade de vida.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Daiane Brito
Fotos: Daniele Teles
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Candeias do Jamari, Capacitação, Cerimônia, Cidadania, Comunicação, Direitos, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Políticas Públicas, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe