Governo de Rondônia
30/04/2024

VISITAS EDUCATIVAS

Professores de arte e cultura escolar visitam comunidades quilombolas durante congresso estadual

07 de dezembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O congresso contou com palestras, oficinas, atrações artísticas e culturais, bem como visitas educativas nas comunidades quilombolas Santa Fé e Forte Príncipe da Beira

O IV Congresso Estadual de Arte e Cultura Escolar (Ceace) com tema: “A Arte de Ensinar e a Cultura de Aprender”,  promovido pelo Governo do Estado, reuniu 40 professores licenciados da Rede Estadual de Ensino de 30 municípios de Rondônia na cidade de Costa Marques, nos dias 28 e 29 de novembro. Além de palestras, o congresso contou com atividades educativas, oficinas, atrações artísticas e culturais, bem como visitas educativas nas comunidades quilombolas de Santa Fé e Forte Príncipe da Beira.

O encontro foi realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e coordenado pela Gerência de Arte e Cultura Escolar (Gace), que faz parte da Coordenadoria de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar. Os professores que estiveram presentes lecionam matérias do componente curricular de Arte e Cultura nas escolas estaduais de Rondônia.

A edição focou nas perspectivas populares brasileira, indígena e quilombola

A gerente da Gace, Sabryne Sena, comentou o sucesso dessa edição que focou nas perspectivas populares brasileira, indígena e quilombola, em suas atividades educativas, sem deixar de mencionar as oficinas destaques de música, dança, artes visuais e metodologias ativas . “A escolha das visitas e experiência imersiva por parte dos participantes foram riquíssimas. A educação patrimonial foi muito bem explorada na teoria e prática, e as oficinas revelaram-se uma verdadeira jornada de descobertas e aprendizados”, relatou.

Cumpre destacar que a educação patrimonial consiste em envolver a comunidade escolar no reconhecimento e valorização dos bens culturais e das pessoas que formam o patrimônio cultural, cuja programação envolveu o projeto.

EXPERIÊNCIAS

O coordenador Regional de Educação de Costa Marques, Wanilson Mendes, comentou acerca da  experiência do município sediar esse evento. “Foi muito importante para mostrar as potencialidades de Costa Marques, sejam elas culturais e, também, o patrimônio histórico. Inclusive, o local trouxe à luz essas temáticas tão relevantes e enriquecedoras”, salientou.

O professor Jean Sena demonstrou-se muito satisfeito pela participação e organização do Congresso. “O Ceace foi mais do que um Congresso, foi uma celebração das riquezas de nossa herança cultural, evidenciando como a arte e a cultura podem ser catalisadoras poderosas para a educação e o enriquecimento pessoal”, finalizou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Emanuelle Pontes
Fotos: Sabryne Sena
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cidadania, Cultura, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Indígena, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo