29/06/2024

CULTURA

Órgãos estaduais e municipal discutem planejamentos para realização da 40ª edição do Flor do Maracujá

11 de maio de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Autoridades de diversos órgãos do Governo do Estado e da prefeitura de Porto Velho se reuniram para tratar sobre a organização do Flôr do Maracujá

Com o objetivo de tratar sobre a segurança, estrutura e a logística para a realização do 40ª Arraial Flor do Maracujá nos dias 21 e 30 de junho. Autoridades de diversos órgãos do Governo do Estado de Rondônia e da prefeitura de Porto Velho se reuniram na quinta-feira (9), a principal pauta da reunião foi a segurança, tanto interna quanto externa do evento. O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) liderou as discussões, abordando prazos para projetos e preocupações com a segurança estrutural, incluindo arquibancadas, camarotes e tendas de alimentação, além da parte elétrica de todo o evento e dos estandes.

Segundo o titular da Secretaria Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Junior Lopes, essa foi a primeira reunião, serão realizadas outras reuniões para definir tudo que foi levantado, discutido no primeiro encontro,” cada órgão vai reunir com a sua equipe e trazer soluções e sugestões para os próximos encontros”, pontuou.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou a importância da integração entre os órgãos estaduais e municipal para a organização do evento considerando que neste ano será a 40ª edição de um evento que representa às tradições culturais de Rondônia.

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) assumiram o compromisso de realizar um estudo de logística e rotas alternativas, que serão divulgadas em conjunto com a Sejucel.

De acordo com o corregedor-geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM José Constantino da Silva Júnior, a reunião é importante para fazer o planejamento prévio. “Tivemos a oportunidade de explanar as exigências de segurança, antecipadamente, para que os trabalhos de montagem de equipamentos como arquibancadas e barracas ambulantes estejam de acordo com os requisitos técnicos”, destacou.

Conforme o gerente de Operação de Trânsito do município de Porto Velho, Jacson da Silva Barros, a antecipação das tratativas para o planejamento da Semtran é eficaz para detectar todos os aspectos estruturais e funcionais para que o evento aconteça dentro das normalidades. “Esse ano, mais uma vez, estaremos empenhados em garantir a melhor fluidez do trânsito, durante o arraial”, afirmou.

Texto: Paulo Amorim, Athur Gusmão e Cíntia Xavier
Fotos: Ésio Mendes

Cultura, Economia, Educação, Evento, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Infraestrutura, Rondônia, Saúde, Segurança, Sociedade, Trânsito, Transparência