Governo de Rondônia
28/04/2024

ESPORTE

Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura da Seduc realiza Formação Continuada

08 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Rondônia começa a se destacar no cenário esportivo nacional em razão do incentivo aos esportes que o governo estadual vem aplicando nos últimos anos, com apoio as iniciativas de competições municipais, regionais e estaduais. Com isso, a Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece) tem trabalhado para a formação continuada de seus servidores.

De acordo com o gerente Ítalo Aguiar, a educação física escolar é uma disciplina obrigatória do currículo básico da educação, conforme estabelece a Lei de Diretrizes Básicas (LDB), como componente curricular da área de linguagem, códigos e suas tecnologias. “Ao longo de sua história, passou por diversas modificações, o que permitiu chegar ao patamar que permeia, envolvendo saúde, cultura, esporte, expressão corporal, dança, ginástica, lutas, reabilitação, leitura da sociedade entre outros códigos”, afirmou Aguiar.

A Diretoria Geral de Educação, através da Gefece, organiza pelo segundo ano consecutivo a Formação Continuada em Educação Física Escolar,que será realizada nas 18 Coordenadorias Regionais de Educação de Rondônia. A previsão é atender a mais de 600 profissionais de educação física da educação básica de ensino.
Para isso, a equipe do Núcleo de Educação Física Escolar, sob a coordenação de Erika Almeida, vem trabalhando há dois meses a organização e preparação dos conteúdos programáticos das oficinas que contarão com uma equipe qualificada para ministrar a programação com as professora Elizângela Bernaldino (mestra), Cleidimara Alves (doutora) e Simone Santos (especialista).

A Formação Continuada, conforme o gerente Ítalo Aguiar,  visa garantir a qualidade do ensino, utilizando como estratégia metodológica o formato de oficias.

Para a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, o foco da ação é o referencial curricular do estado e sua aplicabilidade no cotidiano escolar. Segundo ela, além dessa ação, várias outras estão sendo implantadas pela Gefece para garantir a qualidade da educação física no estado, como a realização do Congresso de Educação Física Escolar – que neste ano será realizado em dois polos; a entrega dos materiais didáticos esportivos, a reformulação de portarias e resoluções, apoio pedagógico online e o projeto experiências de sucesso em educação física professor nota 10″, disse Ítalo Aguiar.

Calendário das aulas de Educação Física para o Ensino Médio: Metodologia de Projetos

Vilhena – 11 e 12 de abril
Porto Velho – 14 e 15 de abril
Guajará-Mirim – 20 de abril
São Francisco – 25 de abril
Alta Floresta – 27 de abril
Ariquemes – 26 e 27 de abril
Ouro Preto  do Oeste- 05 e 06 de maio
Ji-Paraná – 09 e 10 de maio
Cacoal – 11 de maio
Pimenta Bueno – 12 de maio
Machadinho do Oeste – 17 de maio
Rolim de Moura – 17 e 18 de maio
Espigão do Oeste – 30 de maio
Jaru – 01 e 02 de junho

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Educação, Esporte, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo