Governo de Rondônia
27/04/2024

CAPACITAÇÃO

Oficina capacita servidores para construção do Centro de Inteligência da Gestão Estadual do SUS

26 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Oficina para construção do Centro de Inteligência da Gestão Estadual do SUS

Aconteceu na segunda-feira (25), em Porto Velho, a oficina para a construção do Centro de Inteligência Estratégica para Gestão Estadual – Cieges do Sistema Único de Saúde – SUS. Durante o evento, ocorreu a apresentação de diálogos desenvolvidos nos trabalhos realizados pela Secretaria de Estado da Saúde – Sesau como processos de estruturação dos dados, análises realizadas, painéis construídos e áreas técnicas envolvidas.

Realizada no auditório da Sesau, o oficina contou com as palestras do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass; do gerente do Centro de Inteligência Estratégica para Gestão – Cieges do SUS, Sandro Terabe, e do cientista em Dados, Marcio Farah.

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, ressaltou a importância do Centro de Inteligência em Rondônia e sobre a realização da oficina. “Os Centros apresentam soluções rápidas para problemas administrativos com base em evidência, análises em painéis dinâmicos e responsivas, relatórios e outros formatos de visualização de dados, permitindo que os gestores tenham acesso a informações de maneira ágil e eficiente, e suas tomadas de decisões sejam realizadas com maior clareza e segurança”, afirmou.

CENTROS DE INTELIGÊNCIA 

Rondônia manifestou interesse diante ao Conass para implementação de Centros de Inteligência Estratégicos na Saúde do Estado, no que foi  atendido. Foram enviados técnicos especializados a fim de capacitar servidores para a execução do processo na região. Com o avanço da tecnologia e o surgimento de ferramentas sofisticadas de análise de dados, os centros se tornaram um espaço obrigatório para a eficiência da gestão pública.

Os Centros de Inteligência utilizam ferramentas e metodologias para identificar padrões e tendências em grandes volumes de dados e informações, criando insights relevantes para geração da inteligência na tomada de decisões rápidas e estratégicas em diferentes áreas de gestão como saúde, finanças, recursos humanos, entre outras.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Johnatan Kalawine
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo