INFRAESTRUTURA

Obras de mobilidade urbana e acessibilidade são executadas pela Seosp no Centro de Convivência, em Pimenta Bueno

09 de dezembro de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

O local recebeu a construção de calçada acessível, além da área de estacionamento

Com o intuito de proporcionar melhorias na infraestrutura do Centro de Convivência da 3ª Idade Maruf Jordy, em Pimenta Bueno, o Governo de Rondônia, com ações da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – Seosp, concluíram as obras de construção do estacionamento e calçada da instituição.

O objetivo da obra é garantir melhorias de infraestrutura necessárias para o atendimento aos idosos que participam de projetos desenvolvidos pelo Centro de Convivência, melhorando assim, a qualidade de vida da população de Pimenta Bueno. Durante os trabalhos foram realizados os serviços de administração e controle, movimento de terra, demolições e retiradas, calçada acessível, pavimentação, pinturas e acabamentos, faixas de pedestre elevada, sinalização viária e alambrado.

O projeto urbanista contemplou a construção de calçada acessível, com área total de 506,02m², além da área de estacionamento, com 974,00m² e área de acesso em piso grama de 446,16m². Um investimento de R$ 482.202,31 (quatrocentos e oitenta e dois mil, duzentos e dois reais e trinta e um centavos), sendo R$ 410.000,00 (quatrocentos e dez mil reais) de repasse do Governo de Rondônia, por meio do projeto “Governo na Cidade” e R$ 72.202,31 (setenta e dois mil, duzentos e dois reais e trinta e um centavos) de contrapartida do município.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o propósito é promover mais qualidade no atendimento às pessoas da 3ª Idade que participam dos projetos de desenvolvimento pelo Centro de Convivência, no município. “Poder proporcionar um local com condições adequadas às necessidades dos nossos idosos é importante. Pimenta Bueno faz um trabalho bonito com os nossos cidadãos, que estão na melhor idade. O projeto “Governo na Cidade” vem agregando em todo o Estado, em relação à infraestrutura nos vários espaços sociais”, disse o governador Marcos Rocha.

CENTRO

Localizado na Avenida Antônio Ricardo de Lima, 209, o Centro de Convivência recebe diariamente diversos idosos. Com a construção do estacionamento e calçada, o local oferecerá um espaço seguro para os usuários estacionarem os seus veículos, bem como transitar nas calçadas de forma segura, tendo em vista que os usuários das vias urbanas, em especial, os pedestres são mais vulneráveis quando ocorre algum tipo de acidente.

Na unidade está sendo ofertado aos idosos, atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, atividades físicas e dançantes, com a participação de cerca de 50 a 100 participantes, dependendo da atividade ofertada. O Centro foi reinaugurado no dia 24 de novembro de 2022, com a presença de mais de 160 idosos e está vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho – Semast da Prefeitura Municipal de Pimenta Bueno.

Texto: Terezinha Félix e Bruna Farias
Fotos: Prefeitura de Pimenta Bueno