28/04/2024

Obra do Hospital de Guajará-Mirim segue em andamento com ampliação de espaços

16 de janeiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O Hospital Regional de Guajará-Mirim terá uma área total de 4.674 metros quadrados, com atendimento para casos de média e alta complexidade

A obra do Hospital de Guajará-Mirim segue em andamento. Nas últimas semanas foi dado início à ampliação de espaços da unidade, adequação do tamanho de áreas para atender a normativas de acessibilidade, e entrega dos seguintes materiais: porcelanato e portas de madeira para a Ala Norte; chapa galvanizada para os dutos de climatização; tubulação de cobre para os gases medicinais e eletrocalhas.

Também foram produzidos concreto e argamassa para execução da fundação e revestimentos em paredes, respectivamente, permitindo que a unidade seja efetivamente integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS), assim que estiver concluída.

De acordo com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), organismo da Organização das Nações Unidas (ONU) especializado em infraestrutura, foi realizada a readequação de 55 ambientes (dos 144 existentes), além do acréscimo de 25 novos ambientes.

O Hospital Regional de Guajará-Mirim terá uma área total de 4.674 metros quadrados com atendimento para casos de média e alta complexidade, como porta de entrada nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ortopedia, Pediatria, Obstetrícia e Sala de Estabilização, mantendo um total de 84 leitos, tendo como área de abrangência a região de fronteira Oeste de Rondônia (Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Ponta do Abunã, e população estrangeira de fronteira).

Segundo o titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, a conclusão da obra está sob a responsabilidade da Organização das Nações Unidas, especializada em infraestrutura e gestão de projetos, com a qual, o Governo do Estado possui Acordo de Cooperação Técnica Internacional para melhoria da infraestrutura hospitalar em Rondônia.

Texto: Lara Lívia e Assessoria Unops
Fotos: Unops

Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade