25/04/2024

ENTREGA

Obra de reforma e ampliação da Feira do Produtor é concluída em Campo Novo

08 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Nova estrutura conta com oito boxes que serão disponibilizados para os produtores

Os produtores de Campo Novo, localizado a 100 km de Ariquemes, passam a contar com a nova estrutura do galpão da feira do município. O local recebeu obras de reforma e ampliação, fruto das ações de infraestrutura oriundas do Governo na Cidade, coordenada pelo Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – Seosp, em parceria com os municípios. A entrega do galpão totalmente renovado, ocorreu na manhã da sexta-feira (5).

A Feira do Produtor conta com um espaço amplo, composto por oito boxes, uma sala de comercialização, dois banheiros e área externa. Foram disponibilizadas pelo município, 15 bancas para os produtores cadastradas pela Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo – Seamat. Esta é mais uma obra com ações municipalistas, do Governo do Estado. A reforma e ampliação da Feira do Produtor está orçada em R$ 524.596,88 (quinhentos e vinte e quatro mil, quinhentos e noventa e seis reais e oitenta e oito centavos), sendo R$ 490 mil provindos do Governo de Rondônia, com a contrapartida do município, orçada em R$ 34.596,88 (trinta e quatro mil, quinhentos e noventa e seis reais e oitenta e oito centavos).

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, este é um investimento importante para os produtores da região, que serão beneficiados com uma melhor estrutura para a comercialização de seus produtos.

“Tenho a certeza de que este novo cenário em Campo Novo irá fomentar a economia na região e a valorização do trabalho dos produtores. Um ganho significativo, tanto ao município quanto a todo o Estado”, destacou.

O secretário da Seosp, Elias Rezende destacou a importância da entrega da nova estrutura do galpão, uma vez que irá aquecer e fomentar a produção da agricultura familiar.

“Esta é mais uma ação do Governo de Rondônia, que acredita no potencial dos produtores rurais. A entrega do galpão, com nova estrutura, dá condições ao trabalhador rural de comercializar os seus produtos. É mais uma ação assertiva da gestão, por meio da Seosp. Para a agricultura familiar, a Feira do Produtor representa o acesso ao mercado, e maior apropriação dos ganhos obtidos ao longo da cadeia produtiva. Creio que Campo Novo passa a viver um novo cenário neste setor, com o fomento à economia local e boas expectativas de crescimento para todo o município”, declarou Rezende.

Os trabalhos tiveram início em maio do ano passado, sob gerenciamento e fiscalização da Seosp, e foram concluídos em abril deste ano.

Estrutura dos boxes está totalmente reformada

EXECUÇÃO DOS TRABALHOS

De acordo com o coordenador Estratégico de Planejamento e Convênios da pasta, Diego Corrêa, foram realizadas as instalações das louças nos boxes, portas e janelas de alumínio, piso em granilite, ampliação dos banheiros, estruturação elétrica e hidráulica, cobertura de platibanda, além da pintura do espaço e pavimentação na área do estacionamento da feira. “Durante todo o trabalho de reforma e ampliação do galpão, foram feitas visitas técnicas com o propósito de primar sempre, pela qualidade e celeridade dos serviços, que resultaram em uma melhor estrutura para o uso dos produtores”, detalhou.

Para a titular da Secretaria Municipal e Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, Catieli Oliveira de Sousa, a parceria do Governo de Rondônia foi essencial para que o galpão fosse entregue com condições de uso, em benefício dos produtores. “Com este novo cenário, além de fortalecer a produção da agricultura familiar, irá fomentar as agroindústrias. Com o local apropriado, poderão comercializar os seus produtos e graças aos investimentos aplicados pelo Governo de Rondônia, podemos contar com esse galpão. Somos um município que produz muito no agro e na pecuária e com a parceria podemos desenvolver projetos no município”, declarou.

Os distritos de Campo Novo também serão assistidos com a nova estrutura. O propósito do município é atender 60% dos produtores rurais da agricultura familiar e 40% de microempreendedores da região, dos distritos de Rio Branco, Vila União e Três Coqueiros.

Produtores celebram novo cenário e apostam no fortalecimento da comercialização

NOVAS EXPECTATIVAS

A Feira do Produtor existe há cerca de 20 anos. Anteriormente, o galpão apresentava condições desconfortáveis para uso e por isso, os produtores da região comercializavam seus produtos na área externa.

Os produtores Lenivaldo de Souza Melo e Zilda da Mota Melo já contam com 16 anos de feira. Uma trajetória de muito trabalho e perseverança. O casal produz uma variedade de verduras e legumes, mas o carro chefe é o milho, com a produção da pamonha. Para se locomover até a feira, eles precisavam pagar frete e dormiam no local para arrumar os produtos no dia seguinte.

Eles contam que a estrutura era bem diferente e não muito apreciada. Com o novo galpão, a expectativa é que as vendas melhorem. “Agora temos esse galpão bem estruturado, que dá condições para vendermos todos os nossos produtos, do pão à famosa pamonha.  Estávamos num lugarzinho apertado, com pouco movimento. Agora melhorou 100%”, declarou Lenivaldo.

A Feira do Produtor, em Campo Novo, acontece toda sexta–feira, das 12h às 18h, agora em uma nova estrutura.

Texto: Jaqueline Malta e Jeferson Almeida
Fotos: Bruno Motoyama

Agricultura, Distritos, Economia, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Serviço, Sociedade