Governo de Rondônia
16/04/2024

MUNICÍPIOS

Núcleo de Projetos para desenvolvimento da região é implantado em Guajará-Mirim

15 de outubro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Mais um Núcleo de Projetos Regionais, grupo formado por representantes de diversas áreas do poder público, foi implantado pelo Governo do Estado em Rondônia. Desta vez, a região de Guajará-Mirim passou pelo processo de capacitação para implantar o núcleo que funcionará sob a coordenação da Secretaria Executiva Regional (SER) local, responsável pela representação do Poder Executivo também no município de Nova Mamoré.

Foram dois dias de curso, na última semana, ministrado pelo coordenador das secretarias regionais do Estado e economista, Natan Oliveira. Ele ressaltou que a implantação dos núcleos permite que seja estabelecido um trabalho institucional conjunto dos órgãos estaduais, municipais e federais para elaboração e execução de projetos com foco nas potencialidades encontradas na região e principalmente focado no 3º setor.

O secretário regional, coronel Flávio Derzete, destacou que a estruturação do núcleo é fundamental para oferecer aporte técnico aos setores que necessitam de maiores orientações sobre como concorrerem a editais e processos de captação de recursos por meio de elaboração de projetos de qualidade.

Durante a programação, foram apresentados dados dos municípios, diretrizes do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES) e dos eixos estratégicos para o desenvolvimento do Estado. Também foram trabalhados projetos direcionados para o turismo nas reservas extrativistas, entre outros.

Alguns núcleos de projetos foram implantados nas regiões de Rondônia em 2017 e já resultaram em diversas ações como desenvolvimento de agroindústrias, incentivo à agricultura familiar, trabalho de ressocialização, desenvolvimento do turismo, entre outros.

As sedes das secretarias regionais são coordenadas pela Sepog e estão nos municípios de Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal,  Vilhena, Rolim de Moura, São Francisco, Guajará-Mirim e Porto Velho. Todos os municípios e seus respectivos distritos são envolvidos nas ações desenvolvidas pela secretaria da sua região.

Leia Mais:

Consolidação do Núcleo de Projetos em Jaru fortalece ações do Governo na região


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Aldimar Brasil
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cursos, Evento, Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo