Governo de Rondônia
20/04/2024

MUNICÍPIOS

Consolidação do Núcleo de Projetos em Jaru fortalece ações do Governo na região

19 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A implantação e fortalecimento de Núcleos de Projetos nas nove regiões que dividem o Estado de Rondônia tornaram-se uma das metas do novo Planejamento Estratégico do Governo do Estado. Na última semana, a Secretaria Executiva de Jaru (SER), responsável por articular políticas de desenvolvimento e integração nos municípios de Jaru, Governador Jorge Teixeira, Theobroma, Vale do Anarí e Machadinho D’Oeste, formalizou as atividades do núcleo ao realizar o I Módulo de capacitação para representantes dos principais órgãos do executivo que possuem polo na região, prefeituras, câmaras, assessores parlamentares, entre outros.

O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Pedro Pimentel, explica que até o final do ano todas as secretarias regionais deverão realizar os três módulos da capacitação como forma de garantir a qualidade dos vários projetos voltados ao terceiro setor e prefeituras por meio de convênios e editais regidos pela Lei Complementar 13.019. Esta lei estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil. “Estamos em constante busca pela ampliação do leque de ações das secretarias regionais para que atendam, dentro de suas competências, a integração e o desenvolvimento regional”, destacou o titular de planejamento.

O coordenador das secretarias regionais, Natan Oliveira, lembra que o fomento ao terceiro setor é um dos principais focos da coordenação das regionais. “Trata-se de um público mais necessitado de ações no sentido de apoio em capacitações. Desta forma, as instituições poderão organizar-se melhor e, como resultado, obterem mais recursos para transformarem suas produções”, disse Natan.

O I módulo foi ministrado pelo técnico de Jaru, Luiz Fernando de Camargo, que ressaltou a importância da relação institucional através do núcleo, proporcionando investimento no capital humano do governo para servir melhor a sociedade. O secretário regional, Anderson Dias, esteve presente em toda programação e destacou que “este arranjo institucional tem que ter governança local, pois são as pessoas que vivem na região que sabem dos reais problemas e necessidades”.

Os núcleos de projetos foram implantados nas regiões de Rondônia em 2017 e já resultaram em diversas ações como desenvolvimento de agroindústrias, incentivo à agricultura familiar, trabalho de ressocialização, desenvolvimento do turismo, entre outros.

As sedes das secretarias regionais são coordenadas pela Sepog e estão nos municípios de Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal,  Vilhena, Rolim de Moura, São Francisco, Guajará-Mirim e Porto Velho. Todos os municípios e seus respectivos distritos são envolvidos nas ações desenvolvidas pela secretaria da sua região.

Leia mais:

Encontro alinha ações e fortalece estratégias de governo no interior de Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Regional de Jaru
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Distritos, Economia, Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo