Governo de Rondônia
27/04/2024

CORREÇÃO LÁBIO PALATINA

Núcleo de Fissurados de Rondônia comemora um ano de atuação no Hospital de Base em Porto Velho

27 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Equipe médica e pacientes comemoram 1 ano do Nufis

O Núcleo de Fissurados de Rondônia (Nufis) do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP) completou um ano de funcionamento em Porto Velho. Atualmente são 150 pessoas cadastradas, que já passaram pela cirurgia de correção ou que estão se preparando para passar pelo procedimento, sendo acompanhadas. O paciente mais velho tem 33 anos e o mais novo cinco dias.

A comemoração na quinta-feira (26) contou, além da equipe técnica, com os familiares e os pequenos pacientes, como Ian Valentin que tem um pouco mais de um ano e passou pela cirurgia de correção de lábio leporino há oito meses. Para o pais de Ian, o momento foi de compartilhar o sentimento de satisfação pela recuperação do filho.

“Eu só tenho a agradecer a toda essa equipe, a Maria José e ao doutor Alexei que, pra mim, são dois anjos. Eu não teria condições de ir pra outro estado pra que meu filho fizesse a cirurgia. E esperar até o final do ano prejudicava muito a qualidade de vida do Ian. Ele ter feito a cirurgia aqui, e no tempo recomendado, foi a melhor coisa que podia ter acontecido”, disse Tiago Fernandes, pai do garoto.

Os serviços oferecidos no Nufis são mantidos pelo Governo do Estado, através da  Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), que  implantou o núcleo no HBPA devido à necessidade de atender e dar continuidade a reabilitação física, estética, funcional e social dos portadores de fissuras lábio palatais, disponibilizando uma equipe multidisciplinar que compõe o núcleo.

Ian de 1 ano passou pela cirurgia de correção e agora faz acompanhamento com equipe

Junto com a comemoração de um ano, também está sendo realizada a 1ª Semana Semana Estadual de Educação, Conscientização e Orientação sobre a Fissura Labiopalatina.

“A semana de conscientização foi uma conquista e, agora, está regulamentada através de uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa de Rondônia. Fazemos nosso trabalho com amor e dedicação. Buscamos, assim, transformar o núcleo numa referência na região norte no atendimento à pessoas com fissura lábio palatina”, explica a  coordenadora do Nufis, enfermeira Maria José Micheletti.

Há quatro meses esse tipo de cirurgia é realizada no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, de duas a três vezes ao mês. Neste período,22 crianças já passaram pelo procedimento.

As crianças que serão operadas são internadas no Hospital Infantil Cosme e Damião onde passam pelo risco cirúrgico e o pós-operatório.

Leia mais:

 Hospital de Base garante cirurgias de correção de lábio leporino e fenda palatina


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Dislene Queiroz
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo