Governo de Rondônia
07/11/2024

CAPACITAÇÃO

Núcleo de Educação Permanente do Hospital de Base recebe robôs para treinamento de médicos e enfermeiros

18 de outubro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Robôs são usados em treinamento de médicos e enfermeiros

O Núcleo de Educação Permanente do Hospital de Base Ary Pinheiro recebeu nesta semana quatro robôs com aparência humana para serem utilizados no treinamento de médicos, enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas que atuam na área intensivista do hospital.

De acordo com o diretor-geral do HB, Nilson Paniágua, os profissionais recebem orientações sobre técnicas e protocolos para atendimento no Suporte Avançado de Vida. O robô com aparência de uma criança recém-nascida será usado para treinamento na área de neonatologia. O robô que se assemelha a uma criança será usado para o suporte técnico na área de pediatria, em especial na oncopediatria do Hospital de Base (HB).

Um robô, com placenta, cordão umbilical, vai ser usado no treinamento de profissionais no Centro Obstétrico do HB. Uma revolução no treinamento, explica o diretor-geral. O quarto robô é o mais moderno. Com aparência de um adulto, ele responde as estímulos como: aferição de pressão arterial, batimento cardíaco – simulando uma ventilação mecânica e monitoramento. Trata-se de uma ferramenta moderna, que ajudará muito na capacitação dos profissionais que atuam na chamada “hora de ouro”, afirma Paniágua.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, os robôs foram adquiridos pelo governo de Rondônia, por meio da parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo, referência em alta complexidade na América Latina.

Ele explica que toda rede estadual de saúde de Rondônia passa por uma consultoria de quase dois anos, realiza por técnicos do Hospital Alemão. Ainda em outubro, será apresentado o relatório final com todas as avaliações. De acordo com Pimentel, a estratégia faz parte do programa de melhoria dos protocolos de saúde implantado pelo governo de Rondônia. “Um avanço em se tratando de saúde pública e Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma o secretário.

Segundo o secretário, as técnicas serão usadas no atendimento de pessoas com traumas, politrauma, parada cardiorrespiratória, suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC), infartos, na chamada “hora de ouro”, onde o atendimento recebido amplia as chances de sobrevivência e diminuem os riscos de seqüelas no paciente.

Robô responde aos estímulos externos simulando a hora ouro

De acordo com diretor-geral do Hospital de Base, Nilson Paniágua, o treinamento é realizado por profissionais do quadro permanente do HB. Eles estão repassando as técnicas que aprenderam em curso realizado no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo – com certificação da Joint Commission International (JCI), principal agência mundial de acreditação em saúde -,  através de parceria firmada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e a direção do Oswaldo Cruz.

No total, o Núcleo de Educação Permanente conta com 1.500 servidores da área de atendimento serão capacitados, em cursos semanais. A expectativa é que no prazo de três meses, todos tenham sido treinados, estima Nilson Paniágua.

Um dos equipamentos, um robô de corpo inteiro, é ideal para treinamentos para estabilizar pacientes. De acordo com Nilson Paniágua, sua estrutura permite treinamento de massagens torácicas e respiração artificial, tecnicamente chamada de ventilação mecânica. Algumas das características são a obstrução de vias aéreas natural, mandíbula móvel, elevação do tórax com insuflações, entre outras.

A direção do Hospital de Base trabalha com a expectativa de que ao final do treinamento, o robô seja doado em definitivo pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A meta é estender o treinamento para todas as unidades de saúde da rede estadual, em cidades pólos como Cacoal, Vilhena, Ji-Paraná, Ariquemes, entre outras.

Leia mais:
Médicos residentes do Hospital de Base de Porto Velho apresentam pesquisas em evento internacional


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Educação, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo