Governo de Rondônia
28/03/2024

TURISMO RELIGIOSO

Museu do presépio da Associação São Tiago Maior é revitalizado; Seosp realizou trabalho técnico

27 de junho de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Museu-Internacional-do-Presepio_23-06-22_Foto-Willian-Gastão.1

Projeto de revitalização do Museu Internacional do Presépio contou com apoio da Seosp

O Presépio Monumental Internacional da Associação São Tiago Maior, localizado no bairro Socialista, em Porto Velho foi reinaugurado na última quinta-feira (23). O local que já é um ponto turístico religioso da Capital foi revitalizado por meio de Termo de Fomento em uma parceria do Poder Público, por intermédio da Superintendência de Turismo de Rondônia – Setur, e o setor privado. O projeto contou com o apoio técnico da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – Seosp, quanto ao trabalho de fiscalização da plena execução da obra em arquitetura e engenharia da estrutura.

Durante a solenidade de reinauguração o secretário adjunto da Seosp, Jefferson Rocha, falou sobre a satisfação de trabalhar nesse projeto.  “A Associação São Tiago Maior faz um trabalho incrível com a comunidade na zona Leste de Porto Velho. A Seosp, como órgão que tem atividades voltadas às obras, foi convidado para fazer parceria nos trabalhos de revitalização. Ver o resultado de como tudo ficou, sendo entregue para a população e turistas, é uma honra para toda a equipe da secretaria”.

O valor destinado do convênio para execução desta obra foi de aproximadamente R$ 340.000,00 (trezentos e quarenta mil reais). De acordo com arquiteto Uiliam Gastão o trabalho de revitalização incluiu também na estrutura, a parte de acessibilidade. “Como o local recebe muita visitas, a reforma da estrutura principal contou com adequação referente à acessibilidade, com execução de uma grande rampa e revitalização dos presépios e obras de arte lá expostas”, explicou.

SOBRE O MUSEU

Museu-Internacional-do-Presepio_23-06-22_Foto-Willian-Gastão.2

Local possui mais de 60 esculturas de cerâmicas

O museu Internacional do Presépio expõe obras de artistas de todos os Estado do Brasil e de mais 50 países. Feitas com materiais recicláveis como: cascas de nozes, palha de ouro, pedras, barros, cerâmica entre outros. Foi aberto para o público em 2002. A obra foi tombada como patrimônio Artístico do Estado de Rondônia. O espaço contém mais de 60 esculturas de cerâmicas doadas por artistas italianos. No museu é possível conferir também um acervo com mais de 1.000 presépios e mais de 2.800 artistas do mundo inteiro.

AÇÕES

A Setur elaborado um Termo de Cooperação Técnica em Parceria com a Seosp para disponibilizar fiscais de contratos de engenharia e arquitetura para auxiliar no estudo e análise técnica dos serviços prestados pela empresa contratada pela Associação São Tiago Maior. A parceria da Seosp no Termo de fomento trata da fiscalização da obra uma vez que está obra se pode realizar através de recursos públicos, cabendo a está secretária a fiscalização da correta aplicação e execução do objetivo convênio que se encontra concluído e aberto à visitação pública.

O Museu Internacional do Presépio se encontra aberto à visitação pública, na Rua Mané Garrincha, Nº 3254, Bairro Socialista.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Terezinha Félix
Fotos: Uiliam Gastão
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Evento, Fiscalização, Governo, Infraestrutura, Lazer, Obras, Rondônia, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo