ESPORTE

Município de Cerejeiras será sede da fase regional dos Jogos Escolares de Rondônia 2023

13 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A cerimônia de abertura da fase preparatória ocorreu na quadra de esportes da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, no último dia 30

O município de Cerejeiras irá sediar entre os dias 21 e 25 de junho de 2023, a fase regional do Cone Sul dos Jogos Escolares de Rondônia – Joer, que contará com a participação de atletas das cidades de Vilhena, Corumbiara, Colorado do Oeste, Cabixi, Chupinguaia, Pimenteiras do Oeste e Cerejeiras. Os jogos são realizados pelo Governo do estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, em parceria com a prefeitura local.

Alunos das escolas das redes municipal, estadual, federal e privada disputaram a fase preparatória para a fase regional, que inicia no próximo dia 21. A cerimônia de abertura ocorreu na quadra de esportes da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, no último dia 30. A coordenadora Regional de Educação – CRE da comarca de Cerejeiras, Marlene Ribeiro enfatizou que, estudantes/atletas, profissionais de educação física/técnicos e outros integrantes de todas as esferas da educação básica de Rondônia estiveram presentes.

Durante o evento foram disputados jogos de futsal infantil e juvenil e ‘fraldinha’ para crianças de até 10 anos. O evento também contou com a participação especial da atleta de vôlei Amanda Daniele, que pertence à liga nacional.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Joer é um trampolim para a carreira esportiva de jovens talentos do Estado, tendo em vista que, os classificados nesta etapa vão avançar para as fases estadual e nacional dos Jogos Escolares Brasileiros. “É por meio da prática esportiva que os alunos vivenciam a inter-relação socioafetiva, educacional e cultural, elementos essenciais na construção da cidadania”, enfatizou.

FASES

Os jogos têm a finalidade de promover, por meio do esporte, a inter-relação social e educacional, além de aumentar a participação nas modalidades esportivas olímpicas e paralímpicas entre os estudantes de Rondônia.

O Joer é disputado em quatro fases no Estado (Interclasse, Municipal, Regional/Macrorregional e Final Estadual). A Fase Nacional, que reúne os campeões estaduais, é organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil – COB e pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar – CBDE.

Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Marlene Ribeiro