Governo de Rondônia
19/04/2024

OUTUBRO ROSA

Mulheres são beneficiadas com exames preventivos na Carreta do Amor estacionada no Cetas em Porto Velho

14 de outubro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Ação é voltada para o Outubro Rosa e reforça a importância dos exames preventivos

A programação do Outubro Rosa continua em Porto Velho. Nesta quinta-feira (14), das 8 horas às 17 horas, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), realiza exames preventivos contra o câncer de mama e colo uterino, no Centro de Educação Técnico Profissional na Área da Saúde (Cetas). A ação acontece por meio da Carreta do Hospital de Amor da Amazônia.

Débora Cavaleiro, uma das coordenadoras da ação, explica que outros atendimentos acontecem nesta quinta-feira, junto à equipe de alunos de enfermagem de uma faculdade privada, com serviços de: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, sorologia, orientações e palestras sobre o autocuidado e autoestima feminina.

Adelma Medeiros procura estar em dia com os exames preventivos

A equipe da Liga Estudantil de Medicina da Universidade Federal de Rondônia (Unir) contribui com uma palestra sobre os riscos do uso do absorvente interno. Kits preventivos são distribuídos a todos os participantes.

Débora reforça que “quanto antes a mulher fizer a prevenção e tiver o diagnóstico precoce, o tratamento será bem menos invasivo”.

A diretora-geral do Cetas, Luciene Carvalho, explica a necessidade de as mulheres estarem atentas aos exames preventivos. “Nós mulheres temos muitas atividades do nosso cotidiano. Nunca devemos deixar de se cuidar. O Outubro Rosa é um momento de reflexão para você se olhar, se tocar e buscar a prevenção”.

Adriana Cabral é enfermeira e coordenadora da ação. Ela explica que “a intenção é fazer com que as mulheres atendidas aqui, sejam informadas que há o Hospital de Amor para realizar exames preventivos e mamografia, durante todo o ano e não só no mês de outubro”.

Verônica Gomes foi uma das primeiras mulheres atendidas pela ação. “Nesse período de pandemia ficou um pouco mais difícil realizar esses exames. Pela segurança e credibilidade, busco todos os anos ser consultada pelo Hospital de Amor. Quando chega à época, já procuro realizar os exames”.

Secretário da Saúde reforçou sobre a realização dos exames

Adelma Medeiros também foi submetida aos exames. Comenta que “a importância do preventivo consiste em cuidar de si. Soube por um amigo que essa ação estaria acontecendo e já pude entender melhor a busca que devemos fazer para estar em dia com os exames preventivos”, destaca.

O secretário da Saúde, Fernando Máximo, esteve presente na ação e reforçou o convite para as mulheres participarem dos exames. “É extremamente importante que essa ação seja realizada para chamarmos as mulheres a refletirem e fazerem do exame de mama uma rotina, pois só assim conseguiremos detectar precocemente a doença e ter sucesso no tratamento“.

A ação no Cetas acontece somente nesta quinta-feira até às 17 horas, na Avenida Imigrantes, 4125. Porém, o roteiro da Carreta do Hospital de Amor da Amazônia é itinerante e acontece durante todo o mês de outubro, realizando os mesmos exames preventivos.

DATAS E LOCAIS DAS PRÓXIMAS AÇÕES

Segunda-feira (18): Unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI) – Rua Geraldo Siqueira, 4436. Caladinho.

Quarta-feira (20) e Quinta-feira (21): Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) – Avenida Imigrantes, 1313. São Sebastião.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: João Antônio Alves
Fotos: Frank Néry e Ludmary Nascimento
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Rondônia, Saúde, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo