Governo de Rondônia
29/03/2024

Formação

Monitores de bibliotecas do projeto ‘Indústria do Conhecimento’ participam de capacitação

14 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Curso foi realizado no auditório da Fiero

Curso foi realizado no auditório da Fiero

Mais de 40 monitores das bibliotecas do Projeto ‘Indústria do Conhecimento’, promovida através de uma parceira do Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), participam da segunda capacitação para fortalecer a interação do espaço de leitura com a escola e melhorar o atendimento com os alunos-leitores, entre os dias 13 e 14 deste mês, em Porto Velho.

Gerdalva Vasconcelos, coordenadora do setor de livro didático, biblioteca e sala de leitura da Seduc, explica que o encontro é necessário para trocar experiências entre os monitores, adquirir conhecimentos básicos da administração de uma biblioteca e, principalmente, aumentar a autoestima dos profissionais. “Muitos monitores são professores readaptados que foram remanejados para biblioteca, e alguns acabam se sentindo de lado junto com o espaço, o que não deve acontecer”, afirma.

A capacitação conta com oficinas e palestras para explicar o que é o projeto, as normas técnicas da biblioteca, como catalogação e identificação de livros, orientações sobre atendimento e elaboração de plano de trabalho e projeto voltados para o espaço. “A biblioteca não é uma espaço isolado, à parte da escola. Tem que ter projetos, planos de trabalho para que, cada vez mais, estimulem os alunos à leitura”, considera Gerdalva.

Escola Heitor Villa-Lobos no Bairro Castanheira, tem uma biblioteca do projeto

Escola Heitor Villa-Lobos no Bairro Castanheira, tem uma biblioteca do projeto

O convênio entre o Sesi e a Seduc garantiu a construção de 20 bibliotecas dentro do projeto ‘Indústria do Conhecimento’ nas escolas estaduais de Rondônia. Atualmente, 12 escolas nas cidades de Nova Brasilândia, Novo Horizonte, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Machadinho D’Oeste, Cerejeiras e Porto Velho são contempladas com o espaço; as demais estão em fase de implantação. A biblioteca é composta por acervo de livros doados pelo Sesi, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Seduc.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Halex Frederic - Assessoria Seduc
Fotos: Quintela
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação


Compartilhe


Pular para o conteúdo